Foto de uma reunião representando a comunicação institucional

O que é comunicação institucional?

A comunicação institucional permite que as empresas evoluam, conectando-se a partes com interesse e influência para o meio social. Portanto, ela tem a ver com imprensa, marketing, publicidade e relações públicas, mas vai além das funções dessas áreas, buscando transmitir personalidade, imagem e valores.

Além disso, ela abarca as comunicações internas – isto é, treinamentos de colaboradores e missão das empresas entre pessoas e liderança – e as comunicações externas – como anúncios e materiais.

Continue a leitura e veja quais são os tipos de comunicação institucional, suas ferramentas e objetivos.

Tipos de comunicação institucional

Comunicação institucional formal 

O tipo formal acompanha a estrutura da empresa (como comunicação em massa por e-mails), sendo uma forma de assegurar um comunicado eficiente, a fim de manter todos informados sobre os acontecimentos do ambiente organizacional.

Dessa forma, essa comunicação é importante para atender documentos legais, como contratos de trabalho, por exemplo, e sua redação deve ser cuidadosa, exigindo profissionalismo.

Comunicação institucional informal

A comunicação informal auxilia alguns colaboradores a se sentirem no controle da sua jornada, sendo benéfica por compartilhar informações com velocidade. Sendo assim, ela também auxilia no compartilhamento e desenvolvimento de novos conceitos e melhora de produtos e serviços.

Quais são as ferramentas mais comuns?

As ferramentas centrais para comunicação institucional têm a ver com planejamentos, projetos e campanhas das instituições para o público interno e externo. 

Em comunicação com o público externo, a produção de conteúdos, gerenciamento de mídias e demais aspectos são exemplos de ferramentas. 

Seu foco é manter as estratégias de comunicação para colaboradores e sociedade alinhadas em relação à cultura organizacional e ao discurso da empresa.

Sendo assim, a comunicação organizacional é importante porque ajuda a conhecer e partilhar características da empresa, como seus valores, preservando uma imagem de respeito com a imprensa. 

Objetivos da comunicação institucional

O objetivo da comunicação institucional é manter a imagem da organização o mais positiva possível, uma vez que empresas com falhas na comunicação passam por problemas na atração de clientes e entre colaboradores, que são deixados sem informações ou com expectativas de desempenho. 

No entanto, quando a comunicação está alinhada, a mensagem que vai para fontes internas e externas passa confiança. Caso falhe, suspeitas podem ser geradas e o negócio fica à mercê de consequências negativas.

Conheça o Universo de Negócios

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias. Continue navegando pelo site e aproveite para conhecer nossos conteúdos.

Saiba mais: O que são Mensagens-Chave