Certamente você já ouviu falar em assessoria de imprensa, mas você sabe exatamente o que ela é e como pode contribuir para os interesses do assessorado? Se não, confira este artigo e saiba o que é assessoria de imprensa e como ela pode auxiliar o seu negócio, instituição ou imagem pessoal.
O que é assessoria de imprensa?
A assessoria de imprensa é responsável por mediar a relação entre uma pessoa, instituição pública ou privada e os veículos de comunicação, a fim de divulgar as informações do cliente ao público e fornecer conteúdo jornalístico à mídia.
O objetivo da assessoria de imprensa é prezar pela reputação da pessoa ou instituição para qual trabalha e elaborar estratégias que contribuam para os interesses de seu cliente, sejam eles de ordem financeira, política ou social, por exemplo.
Ela surgiu em 1906, quando o jornalista americano Ivy Ledbetter Lee, considerado pai das Relações Públicas, começou a utilizar seu conhecimento na área da comunicação para assessorar a relação entre pessoas e instituições com a mídia e a população.
Com o que trabalha a assessoria de imprensa?
A seguir, veja as principais atividades exercidas por um assessor de imprensa ou equipe de assessoramento de imprensa:
Gerenciamento de crises
Uma das principais responsabilidades de um assessor de imprensa é criar estratégias de gerenciamento de crises que afetem a reputação do assessorado, como envolvimento com situações polêmicas, divulgação de informações tiradas de contexto e declarações mal-interpretadas, a fim de fornecer esclarecimentos à população e recuperar a boa imagem do cliente.
Geração de mídia espontânea
A mídia espontânea é gerada a partir do interesse da imprensa em produzir conteúdo informativo à população e do assessorado em obter espaço nos meios de comunicação para divulgar sua imagem.
Assim, ocorre uma permuta entre os envolvidos mediada pela assessoria de imprensa, a qual beneficia ambos os lados.
Viabilizar o acesso da mídia à informação
Outra importante responsabilidade do assessor de imprensa é viabilizar o acesso dos jornalistas aos espaços de divulgação de notícias, como as coletivas de imprensa, e organizar a participação dos jornalistas para que todos que desejem fazer perguntas tomem a palavra.
Instruir os porta-vozes
Por fim, o assessor de imprensa é responsável por orientar os porta-vozes do assessorado, auxiliando no levantamento de informações necessárias para a elaboração de um posicionamento ou esclarecimento na comunicação verbal e visual do porta-voz e na redação de discursos, argumentos e tópicos que devem ser abordados em uma coletiva de imprensa ou entrevista.
Qual é a importância de uma boa assessoria de imprensa?
Como foi possível observar, a assessoria de imprensa é muito importante para pessoas públicas e instituições, tendo em vista que é responsável por:
- Assegurar a reputação do assessorado perante o público diante de crises;
- Obter espaço em meios de comunicação com o objetivo de conquistar credibilidade;
- Divulgar informações que contribuam com o posicionamento do assessorado e sua relação com o público;
- Fazer uso de informações sobre o assessorado para captar mais clientes, eleitores ou fãs, por exemplo, dentre outras possibilidades.
Confira também: diferença entre consultoria e assessoria
Conte com o Universo de Negócios
Agora que você já sabe o que é assessoria de imprensa e sua importância para os negócios, que tal publicar um release conosco e começar a trabalhar seu posicionamento no ambiente digital, a fim de se tornar referência em seu segmento de atuação no mercado?
O Universo de Negócios é um portal de divulgação de releases e notícias que possui parceria com portais de diversos segmentos do mercado e auxilia na produção de conteúdos que estejam de acordo com as boas práticas de redação e jornalismo.
Portanto, conte com o Universo de Negócios e publique um release no nosso portal e em portais parceiros para consolidar a sua marca no meio digital!
Confira também: Diferença entre consultoria e assessoria | Modelos de erratas