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Maioria dos brasileiros usa smartphones para fazer compras

Consumidores brasileiros utilizam smartphones mais do que em qualquer outro país

Segundo o estudo The 2022 Global Digital Shopping Playbook, elaborado pela Cybersource, solução da Visa, pelo portal E-Commerce Brasil, a quantidade de consumidores da América Latina que usa smartphones ultrapassa a daqueles que possuem contas bancárias. No ano passado, no país, 52% de todos os consumidores usaram smartphones pelo menos uma vez em suas últimas compras, ou seja, adquirir um produto em e-commerce, seguir encomendas por aplicativos e pagar por meio de carteiras digitais. O estudo teve colaboração da PYMNTS.com. 

A análise mostrou que os consumidores brasileiros utilizam smartphones mais do que em qualquer outro país; à frente, está apenas os Emirados Árabes Unidos. Também foi mostrado que 24% usaram os aparelhos para comparar preços em tempo real, e 23%, para buscar cupons e descontos válidos. Ao todo, a estimativa é de que 20 milhões de consumidores no país utilizaram os smartphones na última vez em que realizaram compras presenciais. 

“Os consumidores brasileiros demonstram ser alguns dos compradores mais ‘mobile-cêntricos’ do mundo. Proporcionar experiências de compra integradas, virtuais e presenciais é mais do que um diferencial competitivo no nosso país; é fundamental para a realização de negócios. Assim, os comerciantes brasileiros estão inovando para proporcionar uma experiência fluida e segura para o consumidor. É ideal buscar que essas características sejam integradas nas experiências de compra de uma forma que facilite as características de localizar, acessar e usar”, ressalta o head da Cybersource no Brasil.

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Consumidores preferem itens mais caros e pagar à vista na Black Friday

Ainda sobre consumo, segundo a pesquisa Black Friday 2022, realizada pelo Instituto Reclame AQUI, pelo portal E-Commerce Brasil, consumidores se interessam por produtos de valor elevado, apesar do ano com alta inflação. Caso o desconto do produto seja relevante e esteja na zona de interesse, os consumidores adquirirão à vista. 

Segundo a pesquisa, os participantes mostraram que aquilo que os farão comprar é o preço: 74,4% indicam que esse é o ponto decisivo para compras, ante 61,6% em novembro do ano passado, revelando a importância da otimização de sites. “O trabalho de SEO visa posicionar uma loja virtual nas primeiras posições do Google. Quando devidamente otimizado para palavras-chave consideradas fundo de funil, ou seja,  pesquisas normalmente realizadas por pessoas que já sabem o que desejam comprar, o trabalho de SEO atrai diversos potenciais compradores para a loja virtual sem ter que investir em anúncios”, comenta Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital.

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