Desde a criação do e-commerce (comércio on-line) até os dias atuais, várias estratégias foram implementadas para que a conversão de vendas se torne cada vez maior. Por exemplo: está comprovado que utilizar gatilhos mentais aumenta suas chances de vender um produto justamente por mexerem com nossas emoções. Quando essa técnica é bem executada, nós tendemos a ignorar nosso lado racional, que nos diz “Não precisamos disso agora!”, e, então, realizamos a compra. Podemos dizer que é quase uma manipulação por parte dos lojistas, que visam vender mais e mais.
Mas existe uma estratégia que favorece o consumidor e, no final das contas, aumenta também o lucro dos vendedores. Parece loucura, não é mesmo? Confira a explicação de como isso acontece: o lojista abaixa os preços dos produtos por meio de um cupom de desconto, criando mais uma vez um gatilho (muito parecido com o da oportunidade). Assim o usuário fica com aquela sensação de que está fazendo um bom negócio comprando um mesmo produto mais barato, então ele realiza a compra.
Segundo especialistas em e-commerce, a estratégia de utilizar esses vouchers oferece diversos benefícios para os vendedores, como aumento do ticket médio, crescimento das vendas, conquista de novos clientes, gerenciamento de estoque e muito mais. Ou seja, se você tem um negócio on-line, é fortemente recomendado o estudo a respeito dessa estratégia e como aplicá-la da melhor forma possível.
Em relação ao consumidor, a vantagem é poder comprar itens com o preço mais acessível, normalmente em lançamentos, queima de estoque ou datas comemorativas. Existem até sites especialistas em separar de forma organizada cupons e códigos promocionais de várias lojas, como é o caso da Cupom de Descontos, uma empresa antiga no mercado que, além de oferecer os vouchers, também oferece cashback (dinheiro de volta). Ao que tudo indica, eles também irão lançar uma extensão de navegador que informa em cada loja parceira se existe algum cupom disponível.
Em resumo, é uma estratégia relativamente nova no mercado brasileiro e que só tende a melhorar. Conforme o mercado for ficando mais maduro, tanto o vendedor quanto o cliente ficam mais iguais em relação aos benefícios para cada um, justamente por conta de tecnologias e novas técnicas que vão surgindo.