A importância do título no momento de se fazer um release

Acompanhe a importância do título na hora de estruturar um bom release e veja também como publicar release em um divulgador de notícias.

O título de um release (ou press release) é um dos elementos mais importantes da página. Confira o porquê:

Importância do título

Ao compartilhar o press release em redes sociais, como o Twitter e o Facebook, o título é o carro-chefe que chama a atenção do internauta e gera cliques de acesso para a matéria, ao atrair mais leitores em potencial.

Além disso, o título tem a capacidade de vender uma ideia (ou até mesmo produto), seja qual for o objetivo do release que está sendo divulgado. Quando bem feito, o título consegue até se vender sozinho.

Tendo em vista a importância do título para atrair leitores, para posicionar o texto em mecanismos de busca e aumentar a interação social com o release, é preciso ter atenção às principais táticas para tornar os releases (e outros conteúdos virtuais) mais eficazes e bem vistos pelo público.

Confira todas as dicas:

Como construir o título do release de maneira eficaz

1- Comprimento do título

O tamanho do título tem papel fundamental na atração de leitores e também incentiva o compartilhamento do texto em redes sociais. O comprimento total pode variar entre 90 e 120 caracteres.

O comprimento é importante, pois, quando no tamanho ideal, é perfeito para ser compartilhado em redes sociais com limites de caracteres, como o Twitter.

Importante lembrar que cada compartilhamento gera mais de duas visualizações, por isso, assegurar-se que o texto seja compatível com redes sociais é uma boa iniciativa.

2- Palavras-chave e seu posicionamento no título

Os títulos são fundamentais na hora de posicionar a página nos mecanismos de busca e, para potencializar a relevância do release, é fundamental que a palavra-chave do texto esteja posicionada entre os primeiros 65 caracteres do título.

Uma nota importante sobre títulos: não é preciso repetir a palavra-chave para garantir a relevância do conteúdo. Os mecanismos de busca procuram valorizar uma linguagem natural e desconsideram exageros. Portanto, não seja repetitivo.

3- Quando possível, utilize números no título (leitores apreciam bases numéricas)

Fora constatado que o título de um release, quando apresenta dados numéricos (tais como dados de desempenho ou resultados de pesquisa), ele se mostra muito mais atrativo e eficiente do que aqueles sem números estatísticos.

Se o release cita fatos numéricos ou oferece ao eleitor um determinado número sobre como conseguir alcançar um certo objetivo, isso deve ser mencionado no título. Números, no título, transmitem fatos de forma imediata, aumentando a credibilidade do conteúdo.

4- Utilizar subtítulos para organizar e adicionar mais informações

Dado que uma das principais técnicas de SEO para títulos é manter o comprimento entre 90 e 120 caracteres (como mencionado anteriormente), muitos podem sentir dificuldade em disseminar as principais informações no topo da página.

A solução para isso se encontra nos subtítulos, que servem para abastecer os detalhes adicionais que não são os protagonistas da matéria, mas que também merecem atenção.

O subtítulo fará com que o release fique mais atrativo visualmente e dividirá o assunto, tornando a leitura mais fácil e prazerosa, aumentando o incentivo para o leitor.

Veja também: Ideias de título: como escolher o título ideal de um texto?

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