O Google Trends pode ser a ferramenta que você estava precisando para escolher melhor o tema dos seus conteúdos, com base no Google, Google Imagens, notícias do Brasil no Google, entre outros, e conhecer mais a fundo o seu público-alvo. Conheça um pouco mais sobre a ferramenta do Google neste post, entenda como ela funciona e veja como ela pode ajudar você a escrever as suas pautas! Acompanhe!
O que é Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta muito importante no mundo do Marketing Digital e produção de conteúdo. Ele atua como uma opção completa para que você possa descobrir as principais tendências do mundo, do seu país ou da sua região.
Ao saber as tendências, você consegue planejar melhor o seu conteúdo, entender o que as pessoas mais estão buscando no Google e ir direcionando os seus tópicos de forma mais certeira.
Como funciona o Google Trends?
O Google Trends é capaz de organizar, de maneira sistemática, todas as pesquisas feitas pelo buscador do Google. A ferramenta também armazena as pesquisas realizadas por outras plataformas do Google, como o YouTube, o Google Imagens, além de notícias do Brasil no Google.
Com esses dados no sistema, o Google Trends consegue ainda armazenar os dados de quem realizou as buscas. Isso significa que, além das palavras-chave mais utilizadas, ele também delimita que tipo de público realizou as buscas.
Dessa forma, o Google Trends coloca todas essas informações em um sistema de gráficos de fácil entendimento e visualização. Assim, quando você coloca uma palavra-chave na ferramenta, ele te mostra o tipo de público que fez a busca, a localização em que essas pessoas se encontram e qual foi a plataforma que utilizaram.
Além disso, o recurso permite que você saiba o interesse das pessoas pela sua palavra-chave ao longo do tempo, o interesse das pessoas pela sub-região do seu país, os assuntos relacionados e as pesquisas relacionadas. Existe ainda a ferramenta de comparação, em que você pode colocar duas palavras-chave e verificar qual mais se destaca de acordo com as métricas que você estabeleceu para o seu público.
Tudo isso ainda pode ser compartilhado no Facebook, Twitter, LinkedIn e Tumblr. Você também pode fazer o download das informações em um arquivo CSV, que abre no Microsoft Excel, por exemplo.
Como utilizar o Google Trends para escrever pautas?
Na produção de conteúdo que envolve a escrita de pautas, você pode aproveitar muito os recursos do Google Trends para ter mais ideias de pautas, já que a ferramenta permite que você saiba os termos mais pesquisados pelas pessoas em geral e pelo seu público-alvo.
Além disso, você ainda pode utilizar esse recurso do Google para saber, de fato, quais são as principais tendências do momento. Você coloca a palavra-chave principal do seu segmento e verifica quais assuntos estão relacionados a ela. No caso do termo “Marketing Digital”, por exemplo, os assuntos relacionados neste momento, em junho de 2021, são: “lançamento”, “público-alvo”, “infoproduto”, “persona”, entre outros.
Por fim, o Google Trends ajuda na criação de pautas com a comparação dos termos, que mencionamos anteriormente. Nesse caso, a ferramenta ajuda você a escolher as palavras-chave que mais terão possibilidade de chegar e ser do interesse do seu público.
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