Ecommerce

Estratégias de Marketing são responsáveis pelo crescimento do e-commerce mesmo em cenário pandêmico

Pandemia de Covid-19 influencia empreendedores e empresários a pensarem em estratégias para terem visibilidade no ambiente digital

De acordo com pesquisa realizada em outubro de 2020 pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio digital, mais conhecido como e-commerce, continuou crescendo no Brasil apesar da crise generalizada causada pela pandemia de Covid-19. O e-commerce, inclusive, foi um dos poucos setores que continuou apresentando crescimento. 

Ainda de acordo com a associação, o faturamento do e-commerce, em 2020, ultrapassou a faixa de R$ 100 bilhões. Esse valor é equivalente a um crescimento de quase 20% em relação a 2019. 

Aumento nas buscas por “marketing digital”

Segundo o Google Trends, as buscas pelo termo “marketing digital” aumentaram significativamente desde o início de 2020. Esse fenômeno pode ser explicado pela necessidade de empreendedores e gestores desejarem ter mais visibilidade no ambiente digital, buscando por estratégias de Marketing, tais como Inbound Marketing, SEO, mídias sociais e anúncios, por exemplo.

Outro ponto importante é que, após a crise inicial em 2020, muitas lojas migraram para o ambiente digital. Além disso, boa parte dos brasileiros aumentaram o consumo on-line por conta das medidas de distanciamento social estabelecidas em função da pandemia de Covid-19. 

A pesquisa “Webshoppers”, desenvolvida pela consultoria Ebit | Nielsen, em parceria com o Bexs Banco, aponta que, no último ano, as compras on-line alcançaram um recorde no Brasil, apresentando um crescimento de 41% – o que equivale a R$ 87 bilhões. 

O estudo mostra que esse fenômeno se deu pelo fato de que muitas pessoas fizeram a sua primeira  compra on-line neste cenário pandêmico. A “Webshoppers” ainda mostra alguns outros motivos que favoreceram o impulsionamento do crescimento, como, por exemplo, o aumento de demanda, que já vinha apresentando crescimento nos últimos anos – mas que foi impulsionada pela pandemia – e os novos consumidores do e-commerce, batendo a marca de 17% de novos (e primeiros) compradores; isso representa 13,2 milhões de novos consumidores. 

Um ponto importante apresentado pela “Webshoppers” é a importância que as redes sociais e os buscadores tiveram para que os consumidores encontrassem as lojas. Isso só reflete a necessidade dos empreendedores de investir em estratégias de Marketing Digital, como o Inbound Marketing, para atrair cada vez mais esses possíveis clientes e se destacar no ambiente digital. 

Nesse cenário marcado pela necessidade de estar presente e ser visto digitalmente, outro ponto essencial é contar com a ajuda de especialistas – que podem ser encontrados em uma agência de Inbound Marketing. Stefanie Forler, CMO da Consultoria Digital, explica que esse tipo de agência “gerencia todas as etapas da estratégia de Inbound Marketing desde a captação de leads até a aplicação de estratégias de criação de conteúdo e comunicação com a base de contatos”.

Transformação digital acelerada pela crise

A crise causada pela pandemia acelerou o processo de transformação digital, o que causou reflexos diretos nas estruturas sociais e na dinâmica do mercado. Segundo o relatório “Global Digital Report 2020”, a internet possuía 4,5 bilhões de usuários no início de 2020. A cada ano, a rede consegue 300 milhões de usuários novos. 

Ainda de acordo com relatório, entre janeiro de 2019 e janeiro de 2020, a população do mundo obteve um crescimento de 1,1%, e o número de usuários da internet cresceu 7%. Essas porcentagens mostram que o crescimento da quantidade de pessoas utilizando a rede de computadores é maior do que o crescimento da população. Em nível nacional, o Brasil registrou um aumento de 6% em usuários da internet. 

Os números só refletem a necessidade de empresários e empreendedores estarem presentes também no ambiente digital com estratégias eficientes, como as de Inbound Marketing, para conseguir novos clientes. De acordo com o estudo “Panorama PMEs: os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada”, da Resultados Digitais, 70,9% das pequenas e médias empresas acreditam que investir em estratégias para melhorar o Marketing e as vendas seja ideal para o momento atual, sendo mais importante até que o fluxo de caixa.