Sim, as frases curtas funcionam melhor do que as longas.
A dica é: usar pontos, não apenas vírgulas.
No momento da leitura, o nosso cérebro busca localizar as ideias principais, usando mais os pontos do que as vírgulas, para entender as informações.
Frases longas fazem com que o cérebro adie essa tarefa, aumentando a carga do trabalho mental e, ainda, podem deixar o conteúdo a ser transmitido mais confuso, o que é ruim para a compreensão das ideias.
Frases curtas são boas por serem mais objetivas, levam o leitor a uma conclusão clara e são ideais para a leitura de textos, não apenas por uma questão de estilo, mas científica.
Recomenda-se a utilização de, aproximadamente, 20 a 25 palavras ao longo de um conteúdo.
Uma boa escrita é concisa, dispensa frases desnecessárias e sentenças que nada agregam. No lugar de adaptar as sentenças para que caibam no número adequado de palavras, é melhor se concentrar no volume de informações contido em cada uma delas.
Sentenças que são muito extensas são aquelas das quais o leitor não consegue se lembrar (ou têm dificuldade) do que estava sendo tratado no começo.
Caso não seja possível eleger apenas uma ideia para cada sentença, é recomendado usar pausas e entender o encadeamento das informações até ali, ou seja, se fazem sentido.
Isso quer dizer que um bom texto deve ter apenas frases curtas? Não!
Um bom escritor é aquele que vai mesclar frases curtas com aquelas mais longas, a fim de manter o interesse do leitor ativo.
Dica: tenha sempre em mente que frases mais curtas mantêm o interesse do leitor no que está sendo transmitido, mas o seu excesso também prejudica a qualidade do texto e da leitura.
Legibilidade e Yoast SEO
Textos com boa legibilidade são positivos para a leitura do leitor e essenciais para um desempenho satisfatório de um site.
O conteúdo, no geral, deve ter alguma utilidade para o leitor, ser de fácil leitura e proporcionar uma experiência agradável. Isso são pontos positivos para os visitantes do site.
A legibilidade está dentro do conjunto de estratégias da UX, considerada, pelos mecanismos de busca, como uma experiência extremamente positiva.
Conteúdos com legibilidade comprometida afetam não só a experiência do usuário como também os repelem.
Todos os pontos relacionados à coesão e coerência, trabalhados em frases curtas, são muito avaliados pelo Yoast.
Ao considerar a legibilidade do Yoast, use palavras introdutórias, frases curtas, parágrafos mais compactos e intertítulos para organizar sua produção.
Conheça o Universo de Negócios!
O Universo de Negócios é um divulgador de notícias e de outros conteúdos atualizados. Navegue pelo nosso portal e se mantenha informado!
Confira também: Ideias título