Empresas de tecnologia são as mais valorizadas no mundo

De acordo com um estudo realizado pela revista Forbes em 2020, as empresas de tecnologia ocupam o topo do ranking das marcas mais valorizadas do mundo. Nomes como Apple e Google estão na lista

Segundo o ranking divulgado pela Forbes em 2020, as empresas do ramo da tecnologia ocupam um espaço cativo no topo dos empreendimentos mais valorizados do mundo. No alto da lista, está a Apple, que apresentou um crescimento de 17% no último ano, em comparação a 2019. 

Logo após a ela, ocupando o segundo lugar, encontra-se o Google, que mostrou um crescimento de 24%, seguido pela Microsoft, em terceiro, que aumentou seu valor em 30%. Em quarto lugar, o estudo mostra a Amazon, com um alto número de crescimento, cerca de 40%. E, finalmente, em quinto, o Facebook, apesar da empresa ter apresentado uma queda de 20% nos últimos anos. 

A realidade brasileira

O cenário brasileiro é um pouco diferente. No país, o ranking de empresas mais valorizadas é ocupado pelo setor financeiro. De acordo com estudo realizado pela consultoria Brand Finance, o Itaú é, há quatro anos seguidos, a empresa mais valorizada, sendo avaliada em quase US$ 7 bilhões. Em seguida, aparecem marcas como o Bradesco e a Petrobras.

Startups vêm apresentando alta

O ranking das empresas mais valiosas do mundo é dominado por gigantes do mercado, porém, é importante ressaltar a importância que as startups vêm tomando. O TikTok, por exemplo, representado pela empresa ByteDance, foi o aplicativo mais baixado no primeiro semestre de 2020. 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sensor Tower, o aplicativo já passou da marca de 28,8 milhões de downloads por mês. Além disso, a rede social se tornou uma das apostas dos empreendedores para este ano e já entrou para a lista das estratégias de Marketing Digital.

É importante ressaltar que tais tendências de Marketing Digital estão presentes no cotidiano das empresas, independentemente da sua natureza, ramo ou porte. A maioria dos empreendimentos já estão interessados em construir uma boa imagem perante os consumidores, conquistando um bom espaço no ambiente digital. Para isso, essas estratégias são seguidas – como, por exemplo, uma consultoria SEO –, a fim de que as marcas adquiram cada vez mais proeminência no mercado.

Daniel Imamura, especialista em SEO e CEO da Consultoria Digital, comenta sobre aspectos da estratégia de consultoria de SEO. O profissional alega que “o trabalho de SEO visa posicionar um site ou loja virtual nas primeiras posições do Google. Quando devidamente otimizado para palavras-chave consideradas fundo de funil – ou seja, pesquisas normalmente realizadas por pessoas que já sabem o que desejam comprar –, o trabalho de SEO atrai diversos potenciais compradores para o e-commerce sem ter que investir em anúncios”.

Dessa forma, percebe-se a necessidade de as marcas estarem em consonância com as novidades mundiais, não só seguindo as tendências de Marketing Digital – como a consultoria de SEO –, mas também estando atentas às empresas que, hoje, possuem maior valor no mercado.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!