Mulher usando notebook com cartão de crédito na mão, realizando compra segura na internet.

Guia de compra segura na internet

A internet possibilita uma série de facilidades – e uma delas é poder comprar algo sem precisar sair de casa. Porém, fazer uma compra segura exige cuidados e atenção redobrada do consumidor para não sofrer ações de cibercriminosos e acabar tendo prejuízos.

Por isso, é fundamental conhecer dicas de segurança e estar bem-informado sobre os riscos de fazer uma compra on-line.

Acompanhe este artigo para saber como fazer uma compra segura e ficar longe das tentativas de fraude dos sites e aplicativos de compra maliciosos.

Quais são os riscos de comprar on-line?

Existem vários riscos de comprar on-line, já que diversos sites não são seguros. Com isso, os consumidores de comércios eletrônicos precisam estar atentos para evitar cair em armadilhas. Entre os principais perigos, estão:

Roubo de dados

Ao fazer uma compra on-line, é preciso fornecer uma série de informações sigilosas, como o número do cartão de crédito, nome completo e endereço residencial.

Para proteger esses dados, o e-commerce deve ter métodos rigorosos de proteção, o que nem sempre acontece, deixando as informações do consumidor expostas a vazamentos e roubos.

Se isso acontecer, os dados podem acabar sendo utilizados indevidamente, causando prejuízos ao titular.

Comentários falsos

Outro risco são os comentários falsos que existem na internet e que falam positivamente de um site, produto ou serviço. Com isso, o consumidor se sente seguro e efetua a compra, mas depois acaba se decepcionando com a qualidade do item ou com o serviço de entrega do e-commerce, por exemplo.

Malwares

Toda atividade on-line expõe o usuário a malwares que podem infectar o dispositivo para coletar dados ou para prejudicar o funcionamento do equipamento. Isso também pode acontecer ao fazer compras on-line e é outro risco comum existente nesse segmento.

Extensões e aplicativos falsos

Mais um risco de comprar em ambientes on-line são os aplicativos e extensões falsas. Elas prometem auxiliar a experiência do consumidor e facilitar a compra, como, por exemplo, as extensões de navegador que buscam cupons de desconto. Porém, se elas forem falsas, a instalação pode abrir caminho para o roubo de dados.

Pagamentos inseguros

Os mercados digitais oferecem diversos meios de pagamento, mas nem todos são seguros. A depender do site e do meio de pagamento, informações do cartão e outros dados podem ficar vulneráveis para serem interceptados por cibercriminosos.

Como saber se o site é seguro para compras?

Após saber de todos os riscos mencionados acima, a vontade de comprar on-line pode desaparecer. Mas não se preocupe! Existem sites que oferecem uma compra segura, pois se preocupam com a proteção de dados do consumidor, e são nesses ambientes virtuais que a compra pode ser feita com mais tranquilidade. Mas como saber se o site é seguro para compras?

1. Verifique o HTTPS e o domínio

A primeira coisa a fazer é conferir o domínio do site, que é o nome que o usuário digitou para acessá-lo. Ele fica na parte superior da tela, na barra do navegador. Um site com um domínio profissional passa mais credibilidade e confiança.

Além disso, é importante conferir se o site tem o HTTPS (Hypertext Transfer Protocol Secure). Ele fica antes da URL, que é o endereço eletrônico do site. Alguns sites têm só HTTP, sem o S.

Assim, para se certificar de o site é mesmo seguro, faça a compra apenas se houver o S ao final do HTTP.

2. Pesquise a reputação

Pesquisar a reputação do site é fundamental para garantir uma compra segura. Não se deve confiar apenas nos comentários existentes no próprio site ou nas redes sociais da empresa. Pesquisar no Google e em sites focados em avaliações é sempre uma boa ideia.

3. Procure selos de segurança

Os sites seguros costumam ter selos de segurança, como o do certificado SSL, que confere proteção aos dados do usuário.

É possível encontrar esses selos no final das páginas ou no carrinho durante as etapas da compra. Porém, as imagens dos selos podem ser fraudadas e apenas adicionadas ao site para obter a confiança do consumidor. Por isso, é importante ficar atento.

4. Tenha um antivírus

Mesmo checando o site, ainda assim o consumidor está sujeito a malwares. Então, é fundamental ter um bom antivírus instalado no dispositivo para evitar infecções.

Como fazer uma compra segura?

Para fazer uma compra segura, além de considerar tudo o que foi trazido até aqui e comprar apenas em sites conhecidos, que apresentam um nível alto de confiabilidade, algumas outras práticas podem ajudar a evitar os riscos das compras on-line. Confira as principais a seguir:

Use redes privadas

Utilizar redes públicas de Wi-Fi para efetuar uma compra é um risco muito maior, mesmo que seja em um restaurante conhecido ou em um shopping. Utilize apenas redes privadas ou o pacote de dados do próprio celular.

Desconfie de ofertas muito tentadoras

Preços muito baixos devem despertar um alerta no consumidor. Afinal, da mesma forma que as lojas físicas costumam ter uma média de preço, as lojas virtuais também têm. Assim, se alguma oferta tem uma discrepância muito significativa no preço, pode ser um golpe ou um produto defeituoso.

Utilize dispositivos confiáveis

O smartphone ou o computador utilizado no momento da compra deve ser da própria pessoa e estar sempre com os sistemas operacionais atualizados. Isso evita riscos que podem comprometer as informações de pagamento e demais dados.

Evite compras a partir de mensagens e e-mails

Quem nunca recebeu um e-mail com uma oferta ou uma mensagem nas redes sociais oferecendo um produto, ou um serviço? Isso é comum de acontecer, mas pode ser uma tentativa de fraude.

Assim, você mesmo deve ir em busca do item desejado no site da empresa ou fabricante. Ignore e-mails ou mensagens diretas, mesmo que aparentemente elas venham da loja virtual que você já conhece.

Portanto, seguir essas dicas ajudam o consumidor a ter uma compra segura e a evitar os diversos riscos que existem no comércio online. Afinal, cautela nunca é demais, principalmente quando a transação envolve dados bancários e cartões de crédito e débito.

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