Como evitar fake news? Veja essas dicas para verificar fatos on-line

Como o próprio nome sugere, as fake news correspondem a notícias falsas com conteúdo sensacionalista, geralmente utilizadas para despertar o interesse dos leitores, a fim de aumentar o tráfego em sites, ou manipular a opinião pública para a obtenção de vantagem política.

A rápida disseminação das fake news é favorecida pelo amplo acesso da população às mídias sociais. Como consequência, as fake news resultam em desinformação e confusão, além de fomentar teorias da conspiração e preconceitos, bem como lesar o direito à informação, comprometendo o exercício pleno da cidadania e, consequentemente, da democracia.

De acordo com pesquisa realizada pelo laboratório especializado em segurança digital da Psafe, 75% dos brasileiros já foram impactados por notícias falsas e 55% já compartilharam fake news sem saber.

Devido à relevância do tema na atual conjuntura, o post de hoje fornece algumas dicas de como evitar fake news, a fim de ter auxiliar a consumir e divulgar notícias verídicas. Confira!

Como evitar fake news?

1. Veja os resultados no topo do Google

Uma maneira simples e prática de evitar fake news é realizar uma pesquisa rápida pelo Google, tendo em vista que o buscador tem como objetivo oferecer conteúdo de qualidade aos seus usuários por meio da frequente atualização de seus algoritmos, os quais apresentam, no topo da lista, sites confiáveis e de organizações oficiais.

2. Cheque a data de publicação

Uma estratégia para disseminar fake news é compartilhar uma notícia antiga como se fosse atual. Há casos também em que, para corroborar uma determinada informação, indica-se uma pesquisa ou dado antigo que já foi refutado. 

Portanto, sempre verifique a data de publicação das notícias e pesquisas, pois veículos de informação e instituições de pesquisas sérias informam esse tipo de dado.

3. Confirme a informação em outros sites

Você já deve ter notado que, ao mudar de canal na TV ou ler distintos jornais, as informações repassadas são as mesmas, porque é papel dos veículos de comunicação informar a população sobre os acontecimentos recentes.

O mesmo se aplica a páginas de notícias na internet. Nesse sentido, se uma informação estiver contida em um único ou poucos sites desconhecidos e sem credibilidade, provavelmente pode ser uma fake news.

4. Observe a escrita e formatação do texto

Como os conteúdos provenientes de fake news não são redigidos por profissionais da área da comunicação, comumente se verifica a presença de erros gramaticais e de ortografia, bem como formatação da página.

Sendo assim, desconfie se observar erros de escrita muito grosseiros no conteúdo do texto informativo.

5. Utilize ferramentas de verificação

Devido à grande disseminação de fake news, surgiram diversas iniciativas para a verificação de informações. Veja algumas a seguir:

Não se esqueça de denunciar as fake news!

Caso você verifique que a informação é uma fake news, denuncie! A seguir, veja como denunciar publicações nas principais redes sociais.

  • Facebook: clique nos “três pontinhos” localizados no canto superior direito da publicação, selecione a opção “feedback sobre essa publicação”, “notícia falsa”, “enviar” e “concluir”.
  • Instagram: clique nos “três pontinhos” localizados no canto superior direito da publicação, “denunciar”, “conteúdo inadequado”, “informação falsa”.
  • WhatsApp: clique nos “três pontinhos” localizados no canto superior direito da tela de conversa, “mais”, “denunciar”.
  • Twitter: clique na seta localizada no canto superior direito da publicação, “denunciar twitt”, “suspeito ou está enviando spam”.

Como as mídias sociais são atualizadas com frequência, é possível que o nome dos ícones mude, mas o sentido permaneça o mesmo. Portanto, caso não encontre o nome indicado acima, clique naquele que possui o sentido mais próximo e verifique se as opções estão encaminhando-o para efetivar a denúncia.

Conheça o Universo de Negócios

O Universo de Negócios é um portal de divulgação de releases e notícias sobre negócios dos mais variados segmentos. Para garantir a qualidade das publicações, o conteúdo é produzido de acordo com as boas práticas de redação e jornalismo, é realizada a revisão textual para evitar erros ortográficos e gramaticais e todas as informações são verificadas, a fim de evitar fake news.

Se você deseja se informar sobre o mundo dos negócios e divulgar notícias sobre o seu mercado de atuação, publique um release com o Universo de Negócios!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!