Fake news: entenda o que são e como identificá-las

Com certeza você já ouviu falar de fake news ou até já compartilhou uma sem saber – mas como identificar fake news? É preciso cuidado nas redes sociais para não acreditar em notícias falsas e, pior, repassar.

O que são fake news?

O termo fake news, do inglês, pode ser traduzido como “notícias falsas” e seu principal objetivo é repassar uma informação mentirosa sobre algum fato ou alguém, seja em forma de texto, imagem ou áudio.

Como elas se popularizaram?

O termo se popularizou nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016, quando a candidata Hillary Clinton foi bombardeada de notícias falsas pelos eleitores de Donald Trump. A arte da mentira, porém, não é nova.

Ao longo da história, muitos boatos ou rumores fizeram parte da sociedade. No entanto, foi a partir dos anos 2000, com o uso da internet e das redes sociais, que houve uma expansão do uso das fake news.

Atualmente, diversas pesquisas mostram que essas notícias falsas circulam principalmente em aplicativos de mensagens instantâneas, e a maioria delas é compartilhada em grupos – o que é ainda mais assustador. 

Qual é o risco da explosão de fake news?

Com a popularização das notícias falsas na rede, ficou difícil saber em que acreditar. Muitas delas têm cara e formato de notícia de verdade; outras são apenas uma foto difícil de ver se é adulterada ou não; e mais outras circulam em áudio com alguém se dizendo especialista em algo.

O risco desse boom de disseminação é evidente: o brasileiro não sabe mais o que é verdade. Um levantamento da Avaaz mostra que a população brasileira é a que mais acredita em fake news no mundo! A facilidade e velocidade de circulação da notícia falsa faz com que seja cada vez mais difícil de detê-la.

Como identificar as fake news?

Embora muitas plataformas como Facebook, Google e Youtube estejam adotando medidas para conter o avanço das fake news, elas ainda circulam bastante nas redes. O melhor a se fazer, então, é aprender a reconhecer e não disseminar esse tipo de conteúdo.

Veja alguns passos importantes de como identificar fake news:

Avalie o que sente

Ficou surpreso ou chocado com a notícia que recebeu? Se sim, antes de repassar, é melhor seguir os outros passos.

Analise a linguagem e o formato

Sites que divulgam fake news costumam ter textos com muitos desvios de português e em caixa alta, emojis e, às vezes, uso exagerado de pontuação. Tente avaliar: essa escrita condiz com uma notícia?

Caso seja um áudio, observe também se a pessoa se coloca como um especialista, mas comete muitos desvios de português, ou se é muito informal. Então, pense: essa fala condiz com o cargo que a pessoa diz ocupar?

Abra o link

Não se informe apenas por manchetes. Abra o link da notícia para ver o que contém. 

Abriu e ficou na dúvida?

Faça uma pesquisa

Busque pelas principais palavras daquela notícia no Google ou em outro buscador. Veja se elas são ditas por sites de notícias em que você confia.

Caso seja uma foto, procure no Google imagens para ver se ela foi adulterada. Em notícias falsas, é comum que modifiquem fotos antigas ou as tirem de contexto.

Pesquise em sites especializados no assunto

Alguns sites como E-farsas, Agência Lupa e Fato ou Fake publicam diariamente a averiguação de fatos verdadeiros ou falsos. 

Publicação sem fake news no Universo de Negócios

O Universo de Negócios tem como objetivo divulgar releases e notícias, evitando, ao mesmo tempo, a disseminação das fake news. Para isso, o portal tem critérios rigorosos de verificação de informações, além de prezar por boas práticas de redação e jornalismo.

Com comprometimento ao combate das fake news, o Universo de Negócios garante que todos os conteúdos recebidos passem por processos de análise e de controle de qualidade por profissionais qualificados. Então, navegue mais em nosso site, submeta seu texto à análise da nossa equipe e publique um release!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!