A tecnologia propiciou diversas alterações na comunicação, inclusive no ambiente corporativo. O desenvolvimento tecnológico fez com que a mídia publicitária tivesse algumas mudanças, surgindo, portanto, novos formatos de comunicação e de publicar mídia, alterando a forma de comportamento dos consumidores.
Mas, afinal, o que é mídia publicitária? Continue a leitura e saiba mais!
O que é mídia publicitária?
A mídia publicitária é caracterizada como sendo a união dos meios de comunicação usados em objetivos publicitários, na transmissão de informações diversas, em formatos distintos de conteúdos, podendo ou não serem comerciais.
O mundo midiático reúne várias plataformas usadas para publicar mídia, espalhando dados e informações relevantes. Algumas dessas plataformas são, por exemplo, a TV e o rádio.
Onde publicar mídia publicitária?
Há alguns meios principais para você escolher onde publicar mídia. Confira!
Televisão
A TV ainda é um dos meios centrais de comunicação, alcançando públicos em massa e transmitindo informação para muitos telespectadores (alguns deles não possuem acesso a outro tipo de mídia, por exemplo).
A televisão aberta é um excelente meio para se ter rápido alcance por conta da sua audiência. Além disso, em comparação com meios de comunicação impressos, ela possui baixo custo relativo (custo por mil e custo por ponto).
Já na TV fechada, há a presença de públicos mais seletos – caso isso seja relevante para a sua estratégia.
Rádio
Outro meio já muito utilizado ao longo dos anos é o rádio, que vem se adaptando às necessidades da atualidade, servindo como um alicerce próprio para esse meio de comunicação continuar seguindo em frente e com relevância.
O rádio tem se ajustado aos novos hábitos dos ouvintes, facilitando o acesso à programação e sendo uma fonte imediata de entretenimento. Além disso, em comparação com a TV, os seus anúncios são mais baratos.
Mídia externa
A mídia externa é caracterizada como sendo os outdoors, placas e letreiros que ficam nas ruas das cidades. Caso seja uma estratégia bem-pensada, ela pode ser muito eficiente.
Esse meio de comunicação possui um investimento relativamente baixo e pode fazer com que a mensagem a ser transmitida seja feita de forma direta e objetiva. Uma dica é usar imagens chamativas, de forte impacto, e abusar da criatividade.
No entanto, é importante ressaltar que, por conta da poluição visual que causa, a mídia externa foi proibida em alguns lugares, também sendo vulnerável a atos de vandalismo.
Internet
No topo dos meios de comunicação favoritos, está a internet. Então, toda empresa deve se preocupar em ser forte e presente no ambiente digital, criando vínculos com os seus potenciais clientes e usando tudo o que as diversas plataformas têm a oferecer.
Acompanhada da presença digital, está a aposta em uma estratégia de marketing digital eficiente, para que se alcance grandes resultados.
Sem dúvidas, hoje a internet é um dos meios mais potentes para alcançar o sucesso nos objetivos pré-estabelecidos.
Como escolher a melhor mídia?
Ao escolher o melhor local para publicar mídia, é necessário levar em consideração alguns pontos, como:
- Tamanho da empresa;
- Objetivo da estratégia;
- Perfil do público-alvo;
- Recursos disponíveis.
Também é importante localizar os usuários com os quais é preciso transmitir a mensagem em questão, além de analisar qual é o seu perfil de comportamento e quais são os influenciadores de decisão.
Uma outra dica é pesquisar como e onde o seu público-alvo consome o conteúdo. Portanto, para conseguir mais detalhes sobre isso, revise os dados apresentados por mídias que dizem atingir sua segmentação.
Não deixa de levar em conta a complexidade da mensagem a ser transmitida, já que, dependendo disso, alguns tipos de mídia podem ser ineficientes.
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