Pesquisa realizada pela IBM demonstra que pessoas esperam melhorias para comércio híbrido e pagariam mais por produtos sustentáveis
A forma de consumir começou a mudar em 2020 por conta da pandemia de Covid-19. Em 2022, ano que se espera que a pandemia (ou ao menos o isolamento social) se encerre, muitas coisas absorvidas durante esses dois anos podem continuar. A tendência é que o consumo continue a ser pautado na transformação digital e crescimento de pautas sociais.
As compras on-line devem continuar a ser uma forte opção de consumo em 2022, como mostra a pesquisa realizada pela International Business Machines Corporation (IBM) com a National Retail Federation (NRF). De acordo com a pesquisa, dos 19 mil consumidores ao redor do mundo, 27% escolhem compras híbridas para adquirir produtos. Esse índice aumenta com a geração Z, que é de 36%.
Mesmo com cerca de 58% da geração Z realizando compras on-line, 72% dos participantes da pesquisa responderam que os espaços físicos são o principal ou parte do método de compra. A geração X (71%) e os baby boomers (78%), nascidos entre 1945 e 1964, são os grupos que mais realizam compras em lojas físicas.
Há vários motivos para que as lojas físicas sejam escolhidas. Metade dos entrevistados sentem a necessidade de tocar e sentir os produtos antes de comprá-los, 47% preferem escolher os produtos direto nas lojas e 43% escolhem essa forma para obter o produto imediatamente.
O levantamento também mostra pontos em que o setor de varejo poderia evoluir, ser mais ágil e integrar experiências multicanais. Para se adaptar às necessidades do público, 37% dos consumidores gostariam de mais variedade de produtos e 31% gostariam de checkouts mais rápidos.
Consumo consciente
A pesquisa aponta que o consumo se mostra bem mais consciente para 2022. Até 70% dos consumidores afirmam não se importar em pagar a mais por produtos que sejam mais sustentáveis. O resultado é quase o dobro da pesquisa feita em 2020.
Mesmo com esse número, apenas 31% dos entrevistados dizem terem escolhido produtos sustentáveis em suas últimas compras. A lacuna existente entre a intenção e ação é algo para ser analisado, pois ela demonstra que há um espaço no mercado para produtos sustentáveis que não está sendo preenchido.
“Cada vez mais, está se tornando essencial que as marcas de varejo demonstrem escolhas e opções sustentáveis em cada etapa da experiência do cliente”, disse Luq Niazi, global managing director da IBM Consumer Industries.
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Tendências de marketing para 2022
O marketing é uma ferramenta importante para o consumo e fechamento de vendas. Sem ele, a empresa não é vista ou encontrada no meio de tantas outras. O marketing também molda a forma como a empresa é vista e a imagem que ela transparece, com o que ela está envolvida e qual é o público ao qual ela se destina. Como é uma área muito dinâmica, as tendências devem ser sempre acompanhadas.
Uma tendência atual é o marketing inclusivo. Os consumidores estão mais atentos em relação a marcas que colaboram com a luta por desigualdade. Uma pesquisa realizada pela Deloitte, com 11.500 consumidores, sendo 500 brasileiros e mais de mil executivos, mostrou que, em relação à média global, os brasileiros estão muito mais dispostos a se interessar por marcas que demonstram ser mais inclusivas. Entre todos os entrevistados 76% se disseram mais propensos a consumir de marcas comprometidas com questões sociais.
Redes sociais: de acordo com dados da Hootsuite e We Are Social, as pessoas estão mais dispostas a comparem em redes sociais e 53,2% preferem buscar em redes sociais do que em mecanismos de busca ao procurar um produto para compra.
Produção de conteúdo e SEO: de acordo com pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute (CMI), as empresas tendem a investir mais em marketing de conteúdo e SEO em 2022. O relatório diz que 75% das empresas B2B mais bem-sucedidas esperam aumentar o orçamento desse tipo de marketing em relação a 2021.
De acordo com Daniel Imamura, CEO da Consultoria Digital, uma agência de Marketing Digital, a produção de conteúdo é muito importante para o posicionamento de uma marca. Com uma boa consultoria de SEO, o conteúdo pode ser otimizado e aparecer na página de resultados do Google em posições de destaque quando os usuários realizarem uma busca relacionada aos serviços ou produtos de determinada empresa.