Entenda a importância de manter um monitoramento dos resultados na publicação de releases e como isso pode gerar resultados positivos ao longo do tempo.
O release é uma das ferramentas utilizadas pela assessoria de imprensa com objetivo de atender à demanda jornalística com informações referentes a imprensa ou pessoa pública. Esse texto tem um formato específico, de forma a suprir as necessidades de leitura dos jornalistas, sendo pouco recomendado para uma divulgação de forma geral ou mesmo para todos os públicos.
O que é Clipping?
Antes de entender a importância do monitoramento dos resultados dos releases, é necessário entender o que é o termo Clipping.
A palavra “clipping” possui origem estrangeira, significando “recorte” em inglês, mas a atividade é popularmente conhecida como “news monitoring” (monitoramento de notícias) ou “media monitoring” (monitoramento de mídia). Em outros idiomas, a palavra ganhou fama devido a atividades que se limitavam à mídia impressa.
Antigamente, as partes em que as marcas eram mencionadas eram recortadas dos jornais e arquivadas de maneira bem organizada em pastas e guardadas. No Brasil, a palavra se adaptou ao idioma e passou a ser chamada de clipagem.
Definimos, dessa forma, clipping como um processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de reportagens feitas na mídia sobre uma marca específica, como uma pessoa famosa ou uma empresa por exemplo. Também pode ser usado em nomes e expressões contidas em campanhas de comunicação.
Costumeiramente, o monitoramento é realizado em mídias que possuem conteúdo público ou que seja por assinatura, como jornais, revistas eletrônicas e impressas, sites de notícia, redes sociais e até mesmo em plataformas de streaming, como o YouTube, dentre outros meios.
Veja também: Auxiliar de Clipping: entenda tudo sobre
A importância do monitoramento de resultados
Depois do processo de elaboração, sendo realizada a publicação do release no site de notícia, vem um passo importante e essencial: o monitoramento de resultados. Essa etapa é, sem dúvida alguma, uma estratégia crucial.
A análise dos resultados de investimentos em assessoria de imprensa é essencial para provar ao cliente que o setor de comunicação é necessário e está totalmente vinculado ao crescimento de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.
Esse monitoramento é o famoso clipping, já mencionado acima. Essa ferramenta irá funcionar como uma estratégia muito importante para auxiliar a análise dos releases, de forma a identificar sua relevância para o meio digital.
A elaboração de um planejamento é algo que demanda tempo e criatividade, e a mensuração dos resultados é fator que deixará o trabalho ainda mais completo, além de ser uma estratégia a mais de alavancagem. Estar atento a como os releases estão sendo recebidos pelos leitores é essencial para reelaborar ou manter o direcionamento, assim como a forma de produção de conteúdo. Dessa forma, fica mais fácil saber se a empresa está no caminho certo.
Publique releases por meio de um divulgador de notícias
O Universo de Negócios é um divulgador de notícias que busca publicar vários tipos de conteúdo, desde os mais técnicos, até os que fazem parte da rotina de seus leitores. Os assuntos são diversificados, mas todos com sua devida relevância para o seu público. Elabore releases e conte com um divulgador de notícias para realizar a publicação.
Acessando o site, é possível navegar por conteúdos que irão contribuir para o seu crescimento intelectual e mantê-lo atualizado.