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Montando um planejamento de conteúdo para o sucesso da sua empresa

Entenda a importância do planejamento de conteúdo para o sucesso e aumento de clientes da sua empresa.

A produção de conteúdo vem se mostrando uma excelente estratégia para o marketing. Por meio do conteúdo, é possível atrair clientes interessados em seu produto ou serviço, mas, para que os resultados sejam positivos, é preciso manter constantes a produção e a estratégia de conteúdo. Com isso, a empresa irá garantir um bom posicionamento nos mecanismos de busca, criando uma audiência engajada e obtendo clientes de forma crescente.

Planejamento de conteúdo

Para desenvolver um conteúdo, é preciso pensar estrategicamente em cada componente do texto que será publicado, organizar as ideias as quais precisam ter um objetivo específico e estruturar o conteúdo de maneira a conduzir o leitor na linha de raciocínio que o texto foi criado.

O plano de conteúdo é um documento no qual será listado o que deve ser feito para produzir os conteúdos da empresa. Nele, serão anotados os objetivos e metas para alcançar em um período de tempo mais curto. Servindo, assim, como um guia de ações. Quando os objetivos e metas são registrados, a tendência de eles serem alcançados aumenta.

O planejamento de conteúdos possui algumas etapas, que contribuem para que o plano seja seguido corretamente e gere os resultados esperados. O profissional que fica responsável em montar o plano de conteúdo não é obrigado a conhecer todos os pontos a fundo, mas é necessário ter minimamente noção de cada um para que a estratégia criada seja bem estruturada. O mais importante é entender os clientes e identificar o que eles levam em consideração na hora de fazer a compra.

Conteúdo

Principais pontos para a montagem do plano de conteúdo  

  • Personas: o primeiro passo é identificar as personas para as quais serão desenvolvidos os conteúdos. Em seguida, pode ser criado ainda mais detalhes para enriquecê-las. É importante também elaborar uma lista de necessidades, e, com base nisso, desenvolver conteúdos que correspondam ao comportamento das pernonas.
  • Referências: pesquise o que seus concorrentes estão produzindo para começar a definir seus conteúdos. Existem algumas ferramentas que permitem saber as palavras-chave mais usadas e procuradas também. Atente-se aos comentários e descubra o que as personas querem saber.
  • Canais: a escolha dos canais de divulgação de conteúdo é algo importante, pois é através dele que o seu trabalho chegará aos seus clientes. Procure engajamento nas redes sociais, aumentando, assim, o número de seguidores. Procure publicar em canais que já estão gerando resultados e contam com pesquisas frequentes, como o Google.
  • Formato e oferta de conteúdo: existem vários formatos para o planejamento do seu conteúdo, mas existem também os mais usados na internet. Busque utilizar o formato que atenda melhor ao tipo de conteúdo que você produz. Caso sinta a necessidade de inovar, esteja atento se isso vai ser relevante para sua audiência. Mostre ao seu cliente que o seu conteúdo é o que ele precisa e seja direto. Procure investir em formatos mais dinâmicos.
    • Plataformas: defina as plataformas que serão utilizadas e procure não mudar depois. Quando o site é trocado diversas vezes, isso dificulta a estratégia. As principais plataformas são:
      • Mobile – WordPress, Joomla;
      • Vídeos – YouTube, Vimeo;
      • E-books – Trakto, Canva;
    • Social – Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn.
  • A história que seu conteúdo precisa contar: esse ponto é de extrema importância. O seu conteúdo precisa contar uma história, pois isso aumenta as chances de um relacionamento com o público-alvo. Quando você estabelece uma história para sua empresa, essa história fica no subconsciente dos clientes quando olham para a marca. Quando for pensar nessa história, leve em consideração alguns elementos: desafios, problemas, metas, objetivos, resultados, herói. Lembre-se de fazer o seu cliente tornar-se protagonista da história.  
  • Calendário de conteúdo: documente suas ações, ideias e previsões de conteúdo. Com um registro, fica mais fácil de cumpri-las. Por isso, crie um calendário de conteúdo, e, nele, coloque tudo o que precisa ser produzido, o responsável pela tarefa e quando cada conteúdo será divulgado.
  • Métricas: são elas que vão averiguar se os objetivos estabelecidos estão sendo alcançados, de acordo com o número de clientes gerados. Isso é medido com indicadores.  

O objetivo de um bom planejamento de conteúdo é alavancar o número de visitas no site, gerando cliente e, consequentemente, aumentando as vendas. Quando o planejamento é montado e executado corretamente, a empresa consegue atingir suas metas e obter sucesso no mercado.

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