Segundo dados, Santa Catarina é o quarto maior produtor de leite do país

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de pesquisas realizadas, divulgou que Santa Catarina está à frente de Goiás e passa a ser o quarto maior produtor de leite no país. A mesma chegou a 3,1 bilhões de litros de leite produzidos no ano de 2016.

O estado de Goiás teve sua produção reduzida em 13,8% em 2016, já em Santa Catarina o aumento foi de 1,76% de 2015 para 2016. Enquanto que a frente estão os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Segundo a Secretaria de Agricultura, Santa Catarina alavancou no crescimento da produção de leite nos últimos dez anos com elevação de 1,7 bilhões de litros para 3,1 bilhões de litros crescente de 32%.

De acordo com a pesquisa a região oeste de Santa Catarina é a maior responsável por 76% de toda a produtividade leitosa, correspondente a 2,4 bilhões de litros.

Propriedades de agricultores familiares estão à frente da rentabilidade rural

A Secretaria da Agricultura afirma que são as menores propriedades de agricultores familiares que estão à frente da renda bruta do meio rural, pois o setor vem se inovando a cada dia, investindo na tecnologia, pastagem e genética.

Há dez anos o estado Catarinense contava com uma produção de 1,7 bilhões de litros e 3.1% em 2016, resultante em 82%. No mesmo ano a produtividade brasileira se eleva para 32%. A produção leitosa é a atividade que mais multiplica no estado, tendo um grande empate socioeconômico nos municípios Catarinense.

Setor de leite e a geração de renda

Dessa forma o setor de leite é o responsável pela distribuição e geração de renda de todo o setor produtivo, abrangendo 60 mil produtores e diversas oportunidade de emprego e Santa Catarina.

A pesquisa tem mostrado que o Brasil teve produção de 33,6 bilhões em litros de leite e 37% do total vem da região sul. Com aproximadamente 300 mil produtores, os estados de Santa Catarina, Paraná, e Rio Grande do Sul, tiveram 12,4 bilhões de litros de leite, destacando-se como a maior bacia leiteira do país.

Assim fica claro que devido ao acréscimo na produtividade, associado ao crescimento nas importações de leite e a decadência nas exportações para outros países como a Venezuela, a cadeia leiteira acabou por se deparar com a crise.

Essa crise tem feito com que empreendedores desse segmento deem mais ênfase na capacitação do setor produtivo para que o mesmo possa estar fortalecido para competir no mercado como um todo.

A Magistech é uma empresa capacitada na produção de sistemas de gestão para indústrias produtoras de laticínios. A mesma há 15 anos está em posição de destaque no segmento lácteo e com sua vasta experiência desenvolveu o sistema de gestão de laticínios.

Esse sistema trata-se de uma ferramenta capaz de administrar todas a movimentações da empresa, dando feedback de todas as informações importantes e precisas a tomada de decisão.

POsts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *