O release e a sua função na área jornalística

Dar início a qualquer tipo de atividade exige muito empenho e, principalmente, foco. Mas não é tão simples assim. Segundo profissionais do setor jornalístico, a solução está no release.

O texto conta com a função de direcionar diversos tipos de notícias como eventos, serviços/produtos, assuntos sobre novas descobertas e uma infinidade de temas que podem ser abordados.

A ideia é abordar informações de interesse do público, dessa forma fica mais fácil para o redator que for escrever sobre o tema a ter total clareza sobre o assunto. Principalmente, para aqueles que estão em inicio de carreira.

O release não é direcionado ao público de modo geral, mas aos jornalistas, editores e bloggers, já que são eles os responsáveis pela publicação. Em razão disso, é primordial criar um conteúdo que prenda a atenção logo de início, pelo título, além disso, o texto deve ser o mais objetivo possível.

Antes de criar um release, é preciso pensar em todos os detalhes. Os jornalistas buscam notícias que sejam interessantes para o seu público, pois o que se escreve irá determinar a publicação ou não.

A importância de saber escrever um bom release

Para a imprensa selecionar um texto não tão simples, isso dá muito trabalho, uma vez que em sua caixa de e-mail chegam milhares deles diariamente. Por esse motivo, é fundamental que os temas dos releases enviados sejam interessantes.

Quando o titulo não demonstra nenhuma importância, automaticamente é descartado. Para que esse incidente não ocorra, procure estar sempre atento aos temas e ao que é relevante.

Outro fator importante é a linguagem, que não pode ser intangível, mas de fácil entendimento para o leitor.

Para desenvolver um bom release, faz-se necessário seguir todos os parâmetros estruturais de um texto direcionado aos jornalistas. Mas, só isso não basta, é preciso respeitar alguns pontos importantes como:

Pirâmide invertida

A pirâmide invertida é o modo como se organiza a informação. Todos os dados mais relevantes devem aparecer sempre no topo, no primeiro parágrafo e no título.

O objetivo é que, de acordo com desenvolvimento do texto, a informação seja destrinchada do mais importante ao menos preciso. Não significa escrever pouco. Quanto mais claro for o release, melhor.

  • Quem?
  • O que?
  • Onde?
  • Quando?
  • Por que ou como?

Título

O titulo do release tem que impressionar o jornalista no primeiro momento, é primordial procurar resumir o conteúdo em uma única frase. No entanto, de forma elegante, atrativa, clara e direta.

Subtítulo

O subtítulo pode ser escrito em uma linha, usando fonte menor que a do título.

Número de leads alcançadas

Para obter um ótimo posicionamento nos sistemas de busca da internet, principalmente no Google que é um dos veículos mais utilizados pelos consumidores, o segredo está na palavra-chave; por meio dela, os usuários encontram o seu release facilmente.

Para empresas que precisam divulgar o seu negócio, é essencial buscar por um divulgador de noticias capaz de alcançar ótimos resultados para os clientes.

O Universo de Negócios é um portal especializado em divulgar importantes notícias. A instituição atende empresas de diferentes segmentos e portes. Sua prioridade é a de levar aos seus clientes assuntos atuais e mantê-los sempre bem informados.

POsts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *