Novas tecnologias colaborando no marketing digital

A todo tempo, surgem novas tecnologias que buscam atrair, impactar e converter clientes utilizando o marketing digital. Se antes possuir um site básico era o suficiente para que a empresa apresentasse seu produto ou serviço, hoje, é preciso investir em muito mais para atrair clientes, como é o caso da Máquina de Vendas.

Cronologia do marketing digital

Em um passado não muito distante, era através de um site básico que a empresa recebia visitas de internautas que chegavam até ele por meio de pesquisas em sites de buscas orgânicas, como o Google. Tendo alguma experiência com geração de clientes, era possível compreender como o canal funcionava para garantir mais conversões através de otimização.

Após desenvolver um site básico e colocá-lo para funcionar, o passo seguinte era anunciar na rede de pesquisas do Google. Como um exercício intuitivo, ficava claro que, ao gerar conteúdo útil, o site acabava atraindo mais visitas de tráfego orgânico, e isso era muito mais barato do que investir em anúncios pagos.

Através de uma boa performance em resultados de pesquisa, o passo seguinte era investir em mídia display no Google. Interesses, novidades e palavras-chave garantiam um resultado positivo adicional. Por meio do crescimento da utilização e da base de dados dos internautas, as redes sociais, como Instagram e Facebook, tornaram-se excelentes veículos de desempenho.

Tal modelo, que a princípio funcionava bem para os negócios, passou a não funcionar mais quando o objetivo passou a ser “aumentar a escala”. Trata-se de um modelo de “outbound”, em que a empresa procura por novos clientes e anuncia um produto ou serviço. Age quando o cliente já está próximo do seu objeto de desejo e é convertido durante a visita.

As empresas de marketing digital, com o passar do tempo, passaram a não atingir mais uma importante parcela do público. O modo antigo como produtos eram anunciados perde cada vez mais espaço para técnicas novas.

92,1% das empresas estão nas redes sociais

De acordo com dados da Social Media Trends (2017), 92,1% das empresas podem ser encontradas através de redes sociais, sendo os principais objetivos: divulgar a marca (cerca de 77,5%), engajar a audiência (cerca de 63%), aumentar o tráfego para seu site/blog (cerca de 50,5%), aumentar as vendas e a quantidade de clientes (cerca de 48,5%).

O marketing digital é responsável por traçar maneiras inovadores de atrair, converter e fidelizar clientes, e uma das principais estratégias é o marketing de conteúdo, sendo adotado por mais de 70% das empresas, ainda de acordo com a Content Trends. O intuito principal da técnica é oferecer conteúdo de qualidade e tirar todas as dúvidas de um público, tornando-se referência em seu segmento ao gerar mais vendas. O marketing de conteúdo gera 2 vezes mais visitas ao blog/site e 3 vezes mais leads para as empresas que investem nele.

Com o avanço do marketing digital, ao compreender o comportamento das pessoas presentes na internet e acompanhar o avanço das tecnologias, também ficou claro que todos estão sempre atentos ao computador e telefone. Atualmente, o celular é o meio de acesso mais utilizado no Brasil, sendo que mais de 60 milhões de brasileiros usam seus aparelhos celulares como a única forma de acessar a internet (Pesquisa do Comitê Gestor da Internet – CGI).

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