HandOver e Carbono Zero se unem para reduzir custos na logística através de entregas sustentáveis em lockers inteligentes

A Carbono Zero é uma empresa de entregas que enxerga na bicicleta um estilo de vida. Seus colaboradores são verdadeiros amantes das pedaladas, percorrendo de 100 a 120 quilômetros por dia fazendo entregas. Atualmente, a Carbono Zero realiza cerca de 3 mil entregas todos os dias. A empresa atua na cidade de São Paulo e em alguns lugares da Região Metropolitana.

A empresa surgiu em 2010 com a filosofia de entregar um mundo melhor para as gerações futuras e investe nesse pensamento ao utilizar meios que não emitem dióxido de carbono na atmosfera para efetuar suas entregas. Uma solução de logística urbana inteligente e sustentável. 

São quase 300 ciclistas garantindo que as encomendas cheguem ao seu destino e mais de 580 toneladas de CO2 deixando de poluir o meio ambiente.

A bicicleta sempre foi e continua sendo uma ferramenta de inclusão muito importante e sustentável, tendo em vista que entregadores que utilizam esse meio de transporte, contribuem para aliviar o trânsito e a poluição das cidades. Nas palavras da Carbono Zero, “a bicicleta é uma solução simples para problemas complexos”. 

A logística da Carbono Zero

Além da bicicleta tradicional, a empresa também conta com colaboradores realizando as entregas por meio de bicicletas elétricas, scooters elétricas, ou furgão elétrico. A prestação de serviços da Carbono Zero atende tanto empresas quanto pessoas físicas, e todos os pedidos são feitos pela internet. Podem ser entregues produtos, documentos, alimentos, bebidas, entre outros itens variados. 

Se um hospital precisa fazer a retirada de medicamentos de alto valor em local distante da cidade, por exemplo, o transporte pode ser feito por um dos colaboradores da Carbono Zero, bastando emitir uma procuração para que esteja autorizado a fazer a retirada desses fármacos. Praticamente toda demanda de entrega pode ser feita pela empresa. 

Atendimento diferenciado

Ao contrário de outros aplicativos de entrega em que o cliente interage com uma plataforma, na Carbono Zero há uma pessoa responsável pela logística de entregas que faz a intermediação entre cliente e ciclista, garantindo que o serviço seja viável e de máxima eficácia para o contratante. 

Isso traz vantagens durante serviços específicos. Se for o caso de fazer o transporte de um documento emitido em cartório, por exemplo, e há muita fila ou algo que gere atraso, o ciclista entrará em contato com o operador de logística, que por sua vez avisará o cliente da atual situação. 

Parceria com a HandOver na otimização do last mile 

Na parceria entre Carbono Zero e HandOver, startup especialista em logística com lockers inteligentes, o objetivo principal foi utilizar os lockers da empresa para aproximar os produtos dos locais de entrega. Hoje existem vários e-commerces com centros de distribuição fora da cidade de São Paulo, e centros um pouco menores em alguns bairros do município, mas que ainda assim são distantes do cliente final. 

O trânsito no centro de São Paulo tornou a entrega com caminhões e carretas muito inviável, criando uma demanda latente por um serviço que conseguisse entregar encomendas nessas regiões mais populosas. 

Graças a HandOver, foi possível instalar lockers inteligentes nessas regiões, como em um estacionamento na Avenida Paulista, de onde os ciclistas da Carbono Zero retiram os volumes e levam até o cliente final. 

A HandOver possibilitou que a Carbono Zero pudesse atender essa demanda e tornar o last mile mais eficiente nos grandes centros, reduzindo custos na operação logística e ajudando também o próprio cliente final. 

Carbono Zero busca cada vez mais formas inteligentes de otimizar seus serviços de entregas

Hoje, a Carbono Zero está muito focada na otimização das rotas e ao utilizar os lockers inteligentes da HandOver, a empresa também tem acesso aos sistemas de inteligência da startup para otimização de rotas com lockers inteligentes.

Além de oferecer lockers inteligentes, a HandOver aplica data science nos dados captados em cada operação do cliente para entregar mais inteligência e otimização no uso dos lockers.

Outra solução da startup são os modelos preditivos criados a partir de dados mais amplos que são processados pelos algoritmos da startup, este é um dos produtos desenvolvidos pela HandOver e que possui o objetivo de otimizar toda a rota de entrega do e-commerce, desde a saída dos produtos dos centros de distribuição, passando pelos lockers, até a casa dos clientes.

A Carbono Zero, ao utilizar essas soluções de inteligência da HandOver consegue realizar ajustes nas operações, e aplicar de forma mais eficiente a posição dos lockers, o percurso dos entregadores e dos veículos de distribuição que levam os produtos até os lockers, reduzindo assim custos e aumentando a performance. 

Pelo site é possível obter maiores informações sobre a Carbono Zero e sua otimização da logística de entregas. 

Veja mais: Parafuso AntifurtoAlimentos GordurososPreço de Placa Solar

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!