Brasileiros têm tentado mudar hábito de consumir alimentos gordurosos

Brasileiros estão cada vez mais adotando hábitos saudáveis, mudando o estilo de vida em busca de mais saúde, aponta estudo. A pesquisa realizada pelo Nielsen nos primeiros 6 meses deste ano apontou a mudança.

A redução do consumo de alimentos gordurosos está acontecendo em grande escala. Aproximadamente 57% da população pretende, a cada dia, reduzir o consumo de alimentos gordurosos. Alimentos com muito sal, açúcar, cafeína, lactose, glúten e alimentos industrializados também tiveram seu consumo reduzidos em, respectivamente, 57%, 56%, 54%, 34%, 27%, 27% e 38%. 

A procura nos supermercados por alimentos com mais fibras, vitaminas e minerais aumentou, chegando a 45%. A procura por alimentos orgânicos também subiu, chegando a 35%.  

Foram mais de 21 mil pessoas entrevistadas, e, dentre elas, cerca de 74,3% disseram que “ter mais saúde” é sua prioridade, sendo um objetivo da vida. Por volta de 33% delas afirmaram praticar atividades físicas de forma frequente.

Produtos que sofreram aumento no consumo

Os alimentos saudáveis sofreram uma alta considerável no consumo, diferentemente de alimentos gordurosos

Alguns produtos que não eram muito consumidos passaram a ser mais procurados nos mercados, como os produtos orgânicos. Os dados apontam que 69% dos brasileiros estão comprando mais produtos naturais e 45,5% estão usando mais produtos orgânicos. 

A Diretora de Marketing e Insights da Kantar afirma que, mesmo os brasileiros buscando uma alimentação mais saudável, o custo desses produtos ainda é alto, sendo uma barreira grande para quem deseja mudar os hábitos alimentares e precisa consumir esses produtos com frequência. Infelizmente, muitos acabam desistindo, por não terem condições de comprar produtos com preços mais elevados de forma constante.

Devido à atual mudança e a crescente de pessoas que estão adotando um novo estilo de vida alimentar, os restaurantes e bares precisam estar atentos às mudanças necessárias para atender a esse público. É preciso se adaptar ao novo estilo de consumidor e até mesmo elaborar cardápios mais específicos, facilitando assim a escolha do cliente. 

Os brasileiros estão reduzindo o consumo de carne

Reduzir o consumo de alimentos gordurosos pode lhe render grandes benefícios

A população brasileira tem se mostrado mais preocupada com a saúde nos últimos anos. Dessa maneira, está em busca de mudar seus hábitos e mantê-los com o objetivo de preservar a saúde, moderando o consumo de determinados alimentos, como a carne vermelha e produtos que contenham muito sódio e açúcar, por exemplo. 

A pesquisa desenvolvida pela Kantar, atualmente a líder global em dados, consultoria e insights, por meio do levantamento Who Cares e Who Does, mostrou que cerca de 48,5% da população brasileira já passou a reduzir a ingestão de produtos gordurosos. 

Os brasileiros também passaram a reduzir o consumo de carne vermelha. Os motivos apontados para a redução foram os impactos financeiros e os socioambientais, motivos que representam 25% da população. Outra parcela, 31,5%, disse ter reduzido o consumo por indicação médica, enquanto 16% afirmam que a mudança tem o objetivo de aumentar o bem-estar dos animais. De acordo com a mesma pesquisa, no total, 22% das pessoas reduziram o consumo de carne vermelha, enquanto 8% aumentaram-no. 

Personalize o cardápio do seu restaurante com a Menuart 

A Menuart é uma empresa que produz cardápios para variados estabelecimentos, sejam restaurantes, bares, hotéis, entre outros. A empresa é pioneira no segmento de fabricação de cardápios para pequenas e grandes marcas.

Entre no site e consulte as opções de cardápios disponíveis e as que mais se encaixam ao estilo do seu restaurante!

Avatar

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!

Deixe uma resposta