Elaborar release não é tarefa apenas dos assessores de imprensa. Os profissionais do marketing atualmente também precisam produzir esse tipo de conteúdo.
Com isso, é preciso saber produzir um release e entender os erros mais comuns, para evitá-los na hora de escrever.
Você pode seguir um passo a passo para criar um release do 0 com maior facilidade.
Apesar de não existir um padrão determinado para um release, obedecer a uma estrutura predefinida ajuda muito.
1. Título; 2. Subtítulo; 3. Lide; 4. Corpo do texto; 5. Outras informações.
Confira os principais erros nos próximos stories!
Além de conhecer a estrutura, é preciso evitar alguns erros no momento de escrever um release.
Faça uma lista de conferência antes de escrever, para não deixar nada de fora depois!
O release não pode conter informações incompletas. Todos os dados sobre o assunto tratado devem estar presentes no conteúdo.
Um release deve conter os dados de contato da pessoa que escreveu, como telefone, e-mail e site. Então, não se esqueça de incluir os seus!
Um dos erros mais graves é incluir conteúdo publicitário em um release, cujo conteúdo deve ser apenas informativo.
Título: Evento beneficente será realizado em São Paulo
Subtítulo ou linha fina: A empresa Y realizará um evento na cidade de São Paulo, neste mês, para arrecadar fundos destinados às causas sociais
Lide: No dia 11 de fevereiro, às 15h, em São Paulo (SP), acontecerá um evento beneficente x. O evento ocorrerá no Bairro X.
Conteúdo: O evento é gratuito, mediante doação de um alimento não perecível, a ser recolhido na portaria. Na programação, haverá a presença de cantores famosos, apresentações artísticas e exposição de quadros de artistas plásticos locais.
Também, haverá barracas com comidas típicas do Nordeste.
Esse evento beneficente é o terceiro já realizado pela nossa empresa, que, no ano passado, foi premiada em um evento importante acerca de causas sociais.
Endereço: Rua A, Bairro X.
Horário: 16h às 22h.
Sobre a empresa Y: A empresa Y é referência no setor metalúrgico brasileiro.
(Informações de contato.)