Primeiro lugar entre as montadoras esteve, na ocasião, entre a General Motors e Volkswagen
Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a partir do portal Valor Investe, as vendas de automóveis no mês de julho mostraram recuperação ante o mesmo período de 2021, avançando cerca de 10%. No acumulado do ano, foi visto recuo de um pouco mais de 11%. O primeiro lugar entre as montadoras esteve, na ocasião, entre a General Motors (GM) e Volkswagen (VW), com 18% de participação nos emplacamentos em julho. Na sequência, estiveram a Fiat (13%), Hyundai (10%) e Toyota (9%). De janeiro a julho, algumas posições mudaram, e a GM seguiu na liderança com uma parte de 15,5% do mercado de novos automóveis. Em segundo lugar, apareceram Fiat e Volkswagen, com 14%.
Entre os 10 modelos mais vendidos em julho, estão: 1º VW/GOL; 2º GM/ONIX; 3º HYUNDAI/HB20; 4º GM/ONIX PLUS; 5º FIAT/ARGO; 6º GM/TRACKER; 7º FIAT/PULSE; 8º NISSAN/KICKS; 9º HYUNDAI/CRETA; 10º VW/VOYAGE. Já entre os 10 modelos mais vendidos de janeiro a julho, estão: 1º HYUNDAI/HB20; 2º GM/ONIX; 3º VW/T-CROSS; 4º VW/GOL; 5º JEEP/COMPASS; 6º GM/ONIX PLUS; 7º FIAT/MOBI; 8º HYUNDAI/CRETA; 9º GM/TRACKER; 10º FIAT/PULSE.
Intenção de compra de motos elétricas entre 50 e 60 cilindradas cresce 208%
Ainda falando sobre carros e motos, o que envolve carros usados baratos, segundo o Mercado Livre, a partir do portal Motor Show, a intenção de compra de motos e scooters elétricas e híbridas de todas as faixas de cilindradas cresceu ante o mesmo período de 2021. O levantamento do Mercado Livre usa como referência o comportamento no interior da sua plataforma para realizar a pesquisa.
O crescimento mais acentuado foi entre 50 e 60 cilindradas, com avanço de 208%, que também registrou crescimento na oferta de quase 90% no período. Segundo a pesquisa, as marcas mais procuradas são Alma e Shineray, com preços médios de R$ 11 mil. O site dá destaque para o fato de que a intenção de compra é marcada por contatos começados por compradores com vendedores a partir da plataforma e oferta por anúncios publicados.
Demais faixas de cilindrada também apresentaram avanço na intenção de compra: motos elétricas de 50 cilindradas ou menos apresentaram crescimento de, aproximadamente, 20% na intenção de compra, mesmo com a queda de 45% na oferta. Motos híbridas de 160 a 300 cilindradas mantiveram um avanço na intenção de compra no período, com crescimento de 190%. Modelos abaixo de 160 cilindradas mostraram crescimento de 43% na intenção de compra.