Tradução juramentada é fundamental no certificado nacional de vacinação

O documento é essencial para a entrada de turistas em outros países neste momento de retomada do turismo. Saiba como fazer a tradução juramentada.

Com o avanço da vacinação ao redor do mundo e a progressiva reabertura das fronteiras, já são muitos os países que aceitam a entrada de turistas brasileiros. No entanto, cada nação possui suas regras para a autorização da visita e a na maioria exige a apresentação de comprovante de vacinação. Com a inexistência de um certificado internacional de vacinação contra a Covid-19 no Brasil, torna-se fundamental a utilização da tradução juramentada do certificado nacional.

A tradução juramentada possibilita que o certificado nacional de vacinação contra a Covid-19, emitido em língua portuguesa, seja traduzido para o idioma do país de destino, possibilitando o entendimento do que é informado no documento e, assim, a entrada como turista. Além disso, comprovar a imunização contra a doença também evita que seja necessária a realização de quarentena dentro de hotéis – o que, com certeza, encarece qualquer viagem.

Com as diferentes exigências feitas em cada país com relação à vacinação, seja na apresentação de documentos ou na determinação das vacinas que são aceitas, é fundamental sempre fazer uma ampla pesquisa acerca das práticas adotadas pelo país de destino na hora de planejar a sua viagem. 

É importante lembrar que todas as medidas de prevenção existentes hoje, como a exigência de apresentação do passaporte de vacina, colaboram para que as pessoas tenham mais segurança  ao saírem de casa e, consequentemente, ajudam também no reaquecimento da economia e de diversos setores, como o de lazer e turismo.

Como emitir o certificado nacional de vacinação?

O certificado nacional de vacinação, que atesta o recebimento das doses contra a Covid-19, pode ser emitido por meio da plataforma Conecte SUS, do Governo Federal. O sistema está disponível em versões web e por aplicativo para smartphone.

Após acessar a plataforma, é necessário o preenchimento de dados pessoais e de outros campos obrigatórios, até chegar ao botão “emissão de certificado”. A expedição do certificado nacional de vacinação contra a Covid-19 acontece em poucos minutos e possui validade de 12 meses.

Como realizar a tradução juramentada do certificado nacional de vacinação?

A tradução juramentada constitui um documento de fé pública, emitido por meio de tradutores credenciados à Junta Comercial dos estados. Esses profissionais são aprovados por concursos, que determinam a atuação na tradução dos idiomas nos quais é fluente.

É pela tradução juramentada que documentos expedidos no Brasil e redigidos em língua portuguesa tornam-se válidos e passíveis de compreensão em países de outros idiomas nativos, como inglês, espanhol, francês, dentre muitos outros. 

A tradução juramentada pode ser realizada de forma simples, rápida e por um preço acessível em empresas como a One Translations, escritório que reúne profissionais capacitados para a realização desse serviço em diversos idiomas. A One Translations oferece, ainda, serviços como o de traduções técnica e simultânea.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!