Documento de uma pessoa pronto, após entender todo o passo a passo para tirar o passaporte.

Como tirar passaporte? Veja o passo a passo!

Você sabe como tirar passaporte? Saiba que, antes de iniciar o processo de solicitação, é importante verificar se você atende aos requisitos para solicitá-lo. Felizmente, as exigências são acessíveis e não impedem a maior parte da população. 

Não há idade mínima ou máxima para solicitar um passaporte, e as exigências incluem: ser brasileiro, estar em dia com o serviço eleitoral, estar em dia com o serviço militar obrigatório e não ter impedimento da justiça para sair do país.

O passaporte é o seu ticket para o mundo. Esse documento de identidade internacional contém seus vistos, que são autorizações para visitar outros países. Embora o passaporte possa ser obtido facilmente pela Polícia Federal (PF), os vistos exigem um processo mais rigoroso, incluindo uma entrevista e análise por consulados ou embaixadas antes de ter o visto carimbado no passaporte.

Se você pretende viajar para o exterior, mas não sabe como fazer o passaporte, acompanhe o artigo e descubra o passo a passo!

Quais são os tipos de passaporte?

No Brasil, existem 5 tipos de passaporte, cada um com um propósito específico. Veja:

  • Passaporte comum: documento padrão para todos os cidadãos brasileiros, nascidos ou naturalizados no país, sendo de cor azul;
  • Passaporte oficial: destina-se às pessoas que estão viajando a serviço do Governo Federal, Estadual ou Distrital, com missões relevantes para o país;
  • Passaporte diplomático: concede-se a governantes, como presidentes, ex-presidentes, vice-presidente, membros do Congresso Nacional, ministros, juízes, governadores, entre outros;
  • Passaporte de estrangeiros: é para indivíduos que estão no Brasil como refugiados ou que possuem nacionalidade indefinida;
  • Passaporte de emergência: destinado a pessoas que precisam viajar com urgência e não têm tempo para esperar pelo processo padrão de emissão.

Passo a passo de como tirar passaporte

Confira um passo a passo detalhado para te ajudar no processo de como tirar passaporte:

1. Qual é o seu destino de viagem? 

Antes de começar o processo de emissão de passaporte, é importante saber as exigências do destino de viagem quanto à documentação, pois isso pode afetar o tempo de processamento. Alguns países não exigem passaporte ou visto para entrada de turistas brasileiros, dependendo do tempo de estadia. 

Sendo assim, é crucial escolher o momento certo de começar a emissão do passaporte para não perder a viagem. Alguns destinos precisam de mais tempo para a organização da documentação, então não deixe para tirar o passaporte na última hora.

2. Separe os documentos necessários

É importante que o solicitante saiba que cada situação exige documentos diferentes, que serão selecionados ao preencher o formulário de pedido de emissão de passaporte no site da Polícia Federal. Para facilitar o processo, veja a lista completa de documentos:

  • Maiores de 12 anos: aceitam-se carteiras de identidade, funcional, de trabalho, de habilitação (deve vir acompanhada de um documento que comprove o local de nascimento), de identidade do indígena ou declaração da FUNAI, caso o indígena não seja integrado;
  • Menores de 12 anos: certidão de nascimento caso não tenha outro documento de identificação;
  • Menores de 3 anos: além da certidão de nascimento, é necessária uma foto recente no tamanho 5×7;
  • Menores emancipados: é necessário o documento que comprove a emancipação. 

Mudanças de nome exigem comprovação dos nomes anteriores. No caso de alterações por casamento, separação ou divórcio, deve-se apresentar certidões de nascimento, casamento, divórcio ou inteiro teor. Quando se trata de alteração no nome devido à mudança de sexo, reconhecimento de paternidade ou adoção, é interessante apresentar o documento antigo e a sentença judicial. 

Vale destacar que menores de 18 anos devem apresentar autorização emitida por seus responsáveis.

Outros documentos necessários incluem certificado de naturalização, comprovante bancário do pagamento da GRU e o passaporte anterior, se ele ainda for válido. Não é necessário apresentar comprovação eleitoral ou militar, mas todos os documentos devem ser originais, e não cópias autenticadas.

3. Preencha o formulário no site da Polícia Federal

Após revisar a documentação mencionada anteriormente, acesse o site da Polícia Federal para preencher o formulário eletrônico de requerimento de passaporte. Cabe dizer que, na última etapa do formulário, há um resumo de tudo o que você inseriu, então verifique todas as informações para evitar erros e atrasos na emissão do passaporte.

4. Realize o pagamento da GRU

Depois de preencher todos os seus dados, você será levado a uma página onde poderá gerar um boleto bancário para pagamento da taxa do passaporte, conhecida como Guia de Recolhimento da União (GRU). Apenas depois da confirmação do pagamento você poderá agendar uma data para apresentar seus documentos na Polícia Federal, usando o número do protocolo.

5. Agende seu atendimento na Polícia Federal 

Você precisa usar o número de protocolo de pagamento da GRU para agendar o seu atendimento na Polícia Federal em um posto próximo. Alguns postos não exigem agendamento prévio, por isso é importante checar no site da PF ou entrar em contato com a sede responsável na sua região antes de se deslocar.

6. Compareça ao posto da Polícia Federal na data marcada

No dia marcado, compareça ao posto da Polícia Federal para registro dos seus dados. Não esqueça de levar todos os documentos exigidos, comprovante de pagamento da GRU e comprovante de residência. 

O oficial responsável fará a sua foto 3×4, coletará suas impressões digitais e solicitará sua assinatura. Depois disso, você receberá um protocolo com uma data prevista para a entrega do passaporte e o processo de emissão começará.

Conheça o Universo de Negócios

Quer ver mais conteúdos sobre como tirar passaporte e acompanhar as principais movimentações do mercado? O Universo de Negócios é um divulgador de notícias com atualizações constantes. Visite nosso site para se manter atualizado e publicar release, contribuindo para a disseminação de informações úteis e relevantes!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

COMPARTILHAR