O relatório Dia do Consumidor 2020, idealizado pela Social Miner, em parceria com a Compre & Confie, Clearsale, Octadesk, Anymarket, Vindi e Opinion Box, trouxe todas as informações sobre o desempenho do Dia do Consumidor deste ano. Na data, observou-se que o setor de Beleza obteve o melhor resultado, representando 37,66% das vendas, atuação parecida com a de 2019.
Dia do Consumidor está se transformando em Semana do Consumidor
O Dia do Consumidor ocorre no dia 15 de março e tem como principal intuito servir de estímulo para que os comerciantes ofereçam ofertas e promoções, e, consequentemente, os consumidores aproveitem para fazer compras. A data tem feito tanto sucesso desde sua criação que está deixando de ser apenas um dia para se tornar a Semana do Consumidor, já que, na maioria dos e-commerces, os descontos não se limitam ao dia do evento.
Categorias de destaque
As categorias que mais tiveram retorno no Dia do Consumidor foram: Beleza (37,66%); Multicategoria (22,48%); Eletrônicos e Informática (20,69%); e Moda e Acessórios (11,06%).
Desempenho do e-commerce no mês de março
Antes mesmo do Dia do Consumidor, uma pesquisa feita pela Opinion Box, em parceria com a Social Miner, já indicava que 54% dos consumidores pretendiam aproveitar o evento para fazer compras. O estudo também estimou que as categorias mais procuradas seriam Eletrônicos e Informática, Eletrodomésticos e Moda e Acessórios.
As visitas aos e-commerces tiveram pico entre o dia 5 e o dia 6 de março, cerca de 10 dias antes do evento, indicando que os internautas já estavam procurando por ofertas e selecionando produtos de interesse. Os pedidos começaram a acontecer com maior frequência entre os dias 10 e 12, bem próximos ao evento, sendo que o pico ficou registrado no dia 11 de março.
Entre 2019 e 2020, a intenção de compras, no mês de março, cresceu 18%, de acordo com a Ebit|Nielsen. Esse aumento representa um total de R$ 1,41 bilhões movimentados pelo comércio online. De acordo com o Google, as buscas pelo Dia do Consumidor cresceram 113% entre um ano e outro.
Desempenho do Dia do Consumidor é influenciado pelo novo coronavírus
O que chamou mais atenção, neste ano, foi a percepção de que o consumidor brasileiro aproveitou o evento de promoções e ofertas para se preparar para o período de quarentena gerado pela COVID-19 no País e no mundo.
Houve aumento de vendas, principalmente nos setores de Saúde, Beleza, Alimentos e Bebidas. A alta, em relação ao ano anterior, foi bastante significativa, mostrando que os internautas aproveitaram os descontos para lidar com o isolamento social imposto pelo novo coronavírus.
E-commerce deve apostar em otimização de sites para melhorar quadro de vendas
O momento é muito promissor para o e-commerce, por isso, é preciso adotar estratégias de marketing digital, como de otimização de sites, para superar a concorrência nos resultados de sites de busca, como, por exemplo, o Google.
“Ter um bom posicionamento em sites como o Google pode aumentar o lucro das lojas virtuais”, afirma Daniel Imamura, CEO da agência Consultoria Digital.
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