Semana de quatro dias úteis: o que é?

A semana de quatro dias úteis diz respeito a uma jornada de trabalho de apenas quatro dias. Dessa forma, a quantidade de horas semanais trabalhadas cai de 40h para 32h. Nesse esquema, não há negociação na redução proporcional do valor salarial. 

Algumas pessoas veem essa alternativa como uma diminuição nos resultados da empresa, mas isso não é bem verdade. Por isso, confira o artigo e fique por dentro!

Jornada de 5 dias e 8h: como apareceu?

A jornada semanal de 5 dias e 8h de trabalho é uma rotina desde o começo do século passado. Antigamente, com o período de industrialização acelerado, era comum encontrar jornadas de trabalho até mesmo dobradas.

No entanto, Robert Owen, reformista social, foi a favor de melhores condições de trabalho, apontando: “8 horas de trabalho; 8 horas de recreação; 8 horas de descanso”.

No contexto em que ele estava inserido, isso não era uma realidade, mas foi logo exigido por organizações trabalhistas e sindicatos. 

No Brasil, a produção dos direitos de trabalho aconteceu na metade do século, momento em que os trabalhadores passaram a ser beneficiados com 8h de trabalho, salários mínimos, férias, entre outros.

Mas, afinal, não seria o momento de reduzir ainda mais a carga horária de trabalho? Elencamos alguns benefícios que a semana de quatro dias úteis pode trazer. Confira!

Benefícios da semana de quatro dias úteis 

Atração de talentos

Trabalhar apenas quatro dias úteis é um grande diferencial para atrair novos talentos às empresas. Sendo assim, pensar sobre essa ferramenta pode ser muito útil aos setores de RH (Recursos Humanos).

Crescimento da produtividade

A redução da carga horária de trabalho influencia diretamente no bem-estar dos colaboradores – e quanto mais felizes eles estiverem, mais focados permanecem em suas tarefas.

Nesse sentido, uma semana de quatro dias úteis pode aumentar a produtividade dos colaboradores e melhorar os resultados. 

Redução do gasto de energia elétrica

Com a implementação da semana de quatro dias úteis, observa-se uma grande redução no gasto com energia elétrica nos escritórios.

Isso está diretamente relacionado a uma produtividade igual e a uma boa influência nos índices de reduções econômicas.

Países que já aderiram à semana de quatro dias úteis

Alguns países já aderiram à semana de quatro dias úteis e começaram a experimentá-la de alguma forma. Confira a lista de alguns deles:

  • Bélgica;
  • Islândia;
  • Nova Zelândia;
  • Japão;
  • Espanha.

Semana de quatro dias no Brasil 

A legislação do país aponta que a jornada de trabalho é de até 44h semanais.

Porém, com a flexibilidade oriunda da pandemia de Covid-19 e a adesão ao trabalho híbrido pelas empresas, a possibilidade de trabalhar em casa apenas quatro dias pode ser uma alternativa – algumas empresas, inclusive, já têm aderido à novidade.

Conheça o Universo de Negócios

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias atualizadas sobre o mercado em geral. Navegue em nosso portal e conheça mais conteúdos!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!