Seja um franqueado: passo a passo para investir em franquias de baixo custo em 2021

A franquia é um tipo de empreendimento em que o modelo de negócio e os produtos ou serviços oferecidos por uma determinada empresa são replicados com total consentimento de seu proprietário original após fechado acordo com o investidor que vai gerenciar a nova franquia. 

Devido à oportunidade de abrir um negócio que carrega o renome de uma marca já consagrada no mercado e obter apoio para começar a empreender, muitas pessoas têm investido em franquias de baixo custo em 2021. Se você quer avaliar essa oportunidade também, confira o post!

Como abrir uma franquia em 2021?

Veja o passo a passo para investir em uma franquia de baixo custo este ano!

Identifique as franquias com melhor desempenho no mercado

O primeiro passo para investir em uma franquia que lhe garanta um bom retorno financeiro em curto prazo é pesquisar e identificar as marcas ou os segmentos de franquia que mais se destacam no mercado.

Após verificar essa informação, certifique-se de que o produto, serviço ou solução ofertada pela empresa desperta o interesse do público localizado onde você pretende inaugurar a nova franquia. 

Identifique o segmento que melhor se adapta ao seu perfil

Não basta selecionar a franquia com o melhor desempenho no mercado se você não se identificar com o segmento de atuação ou apresentar dificuldades em compreendê-lo. Portanto, é preciso fundamentar sua escolha em uma franquia que esteja em alta no mercado e que atue em um segmento compatível com o seu perfil.

Entre em contato com as franquias selecionadas

Após concluir os passos anteriores, certamente você terá em mãos uma lista com algumas opções de franquias. Compare as informações disponíveis no site da empresa e entre em contato para tirar dúvidas, obter mais informações e compará-las. 

Verifique, principalmente, o valor total do investimento, formas de pagamento, retorno sobre o investimento (ROI) e valor de taxas, como royalties pelo faturamento mensal e taxa de franquia. 

Além disso, converse com os atuais franqueados da marca e não se esqueça de verificar se a franqueadora está registrada no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Quais são as vantagens e desvantagens das franquias?

Gerir uma franquia proporciona tanto vantagens quanto desvantagens, dependendo do seu perfil empreendedor. Confira quais são elas!

Vantagens de abrir uma franquia

Como a franqueada é uma réplica de outra empresa, você não precisa ser um expert em gestão de negócios. A franqueadora fornece todo o suporte necessário para você começar a empreender, como, por exemplo, apoio na gestão, fornecimento de modelo de negócio e precificação de produtos ou serviços.

Além disso, você economiza muito mais ao optar por uma franquia, pois o investimento é mais baixo do que a inauguração de um negócio próprio. Você também não precisará se preocupar com estratégias de Marketing para tornar sua marca conhecida perante o público consumidor, visto que a franqueada já é amplamente reconhecida no mercado e cobra uma pequena taxa de cada franqueado para planejar campanhas publicitárias de grande impacto.

Esses fatores tornam a franquia um investimento de baixo risco, sendo essa mais uma das principais vantagens desse tipo de negócio. 

Desvantagens de abrir uma franquia

As principais desvantagens de investir em uma franquia são a baixa autonomia que o franqueado tem para gerir o negócio da maneira que achar mais conveniente e inovar, além da limitação de atendimento a apenas uma determinada região. 

Quais franquias de baixo custo em 2021 estão em alta?

A seguir, veja uma lista de franquias de baixo custo para você investir em 2021: 

  • Portal Solar;
  • MaxiPay;
  • UpCharger;
  • Alfred Delivery;
  • Bem Seguros e Créditos;
  • TFLOW;
  • Vida Leve;
  • Turquesa Esmalteria;
  • Strike Brasil;
  • Giralook;
  • Tanabata Kids;
  • Slide Portas.

Para obter mais informações, confira nosso post: 10 redes de franquias a partir de 3,9 mil para empreender na pandemia.

Mantenha-se atualizado sobre as tendências de mercado

Se você deseja se manter informado sobre as tendências do mercado, como o investimento em franquias de baixo custo, continue acompanhando as publicações do Universo de Negócios e divulgue informações sobre a sua empresa ou segmento de atuação!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!