Saiba como fazer um release da forma correta sendo objetivo, e conheça também o divulgador de notícias, a forma mais eficaz de publicar releases na internet.
Para saber como elaborar um bom release, a dica mais importante é ser objetivo e não perder o foco no texto. É preciso seguir alguns passos e garantir que o resultado final seja de ótima qualidade, fácil de ser lido e entendido, sem que haja prejuízos com relação à atratividade e também sem perder o interesse do público.
Como ser objetivo ao elaborar um release
Primeiramente, o release é um texto informativo e, acima disso, compacto. Isto é, as frases que compõem o texto devem ser curtas, assim com os parágrafos que o formam. Repetir várias vezes a mesma palavra também é um péssimo vício de linguagem, já que diminui a credibilidade e tira a fluidez do assunto.
Também, é preciso salientar que o parágrafo introdutório é o que merece mais atenção, já que precisa resumir todo o conteúdo do release de forma que fique claro ao leitor do que o texto trata.
O restante do release servirá para destacar, de forma mais detalhada, as questões envolvidas, mas é fundamental que a introdução seja objetiva e bem direta na explicação sobre o que o texto traz.
Isso servirá para assegurar que o leitor dê continuidade à sua leitura, e não desista de ler antes de chegar ao final.
5 tópicos para ser mais objetivo
Para ser mais objetivo na hora de confeccionar um release, é sempre bom seguir um roteiro que aponte para o que é realmente importante e não deve ficar de fora. Em um release, sempre siga esses 5 tópicos:
- O que está sendo informado;
- Quem está informando;
- Quando o fato informado ocorreu ou vai ocorrer;
- Onde o fato ocorreu ou vai ocorrer;
- Por quais motivos aconteceu (ou vai acontecer) e como se deu.
Se a notícia ou divulgação não for condizente com os 5 tópicos mencionados acima, prenda-se a duas questões que são fundamentais: qual é a notícia e por qual razão é considerada relevante.
Informações complementares
É imprescindível especificar tudo relacionado ao que está sendo tratado no release e para o que se destina, sejam organizações envolvidas, pessoas, serviços, produtos ou eventos. É preciso, também, esclarecer o objetivo da notícia e, claro, expor a marca, empresa ou produto que possui relação com o que está sendo informado, a fim de torná-los cada vez mais conhecidos.
O release (ou press release) não deve ter mais do que uma página de texto e, por isso, é crucial que todas as informações relevantes estejam presentes de forma objetiva, para que o texto não se prolongue mais do que o necessário.
O conteúdo, além de objetivo, deve ser atraente, pois, dessa forma, o release funcionará como um meio de divulgação eficiente, promovendo a empresa para mais e mais pessoas interessadas.
Informações sobre a empresa
Com relação às informações sobre a empresa, o release deve conter dados básicos ou, então, citando o link que leve à página que fala tudo o que o leitor precisa saber, geralmente encontrada como “quem somos nós”, “sobre nós”, ou ainda “sobre a empresa”.
Utilize divulgador de notícias para publicar releases de forma eficiente
Por meio do Universo de Negócios, portal para publicação de releases, é possível divulgar releases de forma eficiente e com auxílio de equipe profissional.
Navegue pelo site para saber mais sobre o Universo de Negócios, o divulgador de notícias online.
Saiba mais: Como fazer um Guest Post | Publicar Release | O que é release