Pela primeira vez em dez anos, Portugal apresentou um crescimento na venda de vinhos superior no On Trade (8%) do que no Off Trade (4%). As informações foram divulgadas pela empresa Nielsen, especializada em pesquisas de mercado nos mais diversos segmentos e países.
Segundo um representante da companhia, parte do resultado se deve ao dinamismo encontrado no mercado do vinho português, além da boa qualidade de seus rótulos.
De acordo com o especialista, outras características que contribuíram para os bons números foram a comunicação diferenciada e as diversas ações para promover a bebida entre os consumidores, além da excelente relação custo-benefício dos produtos.
venda de vinhos está em crescimento
Além disso, vale destacar que este resultado pode proporcionar ainda mais investimentos por parte dos produtores da bebida. Uma das tendências é a criação de vinhos de diferentes categorias, como selection e até mesmo premium.
Todas essas ações serão essenciais para que o vinho de Portugal também continue com bons números em sua exportação. Dados oficiais apontam que, em 2019, a previsão é que as vendas para outros países ultrapassem o montante de um milhão de euros.
No Brasil, após uma queda de dois anos consecutivos para o mercado do país português, houve sinais de recuperação em 2017, e, conjuntamente com Angola, promete ser um mercado em ascensão para 2018.
Dados estatísticos oficiais revelaram que o país africano apresentou um crescimento maior que 100% em volume e em valor foi de 99%. Já no Brasil, o aumento em volume e em valor foi de, respectivamente, 55,2% e 60,2%.
Neste contexto, ainda é importante ressaltar que o número de feiras de vinhos ganhou uma visibilidade ainda maior no mercado, alcançando um crescimento de 8%.
Este tipo de evento pode ser um grande propulsor para o sucesso ainda maior do vinho de Portugal. E um bom exemplo disso é que, segundo especialistas, quando um rótulo ganha um prêmio em concursos realizados em feiras de vinhos, além da procura ser maior, o preço do produto sobe, em média, 13%. Como é de se esperar, dependendo da importância do prêmio, esta estatística pode ser ainda maior.
Portanto, profissionais de marketing do país dizem que o investimento para este ano será de 13 milhões de euros para promoção internacional, sendo que os principais alvos do país são o Canadá, a Rússia, a Suíça, a China, a Polônia e os Estados Unidos.
O mercado da Noruega é muito importante para Portugal, já que também receberá ações de marketing no ano de 2018. Em 2017, a nação realizou um evento para promover seus rótulos principais, e se destacou por receber diversas críticas positivas de Julia Harding, uma especialista em vinhos.
Entretanto, é preciso salientar que existem, ainda, diversas opções de vinhos portugueses das mais variadas regiões e que apresentam características diferenciadas. No mercado, existem distribuidores de rótulos do país, e há lojas online que realizam entrega em casa.
A Eno Gourmet Premium possui uma gama enorme de vinhos português premiados, apresentando 30 referências provenientes de cinco regiões vitivinícolas de origem demarcada.
Confira também: Vinhos para iniciantes