vinho português

Segundo dados, ganhar medalhas aumenta em média 13% o valor do vinho

A associação sem fins lucrativos American Association of Wine Economists elaborou um estudo que aponta a performance comercial de vinhos premiados em concursos. Segundo a pesquisa, além da procura ser maior, o preço do produto sobe, em média, 13% quando recebem uma medalha. Como é de se esperar, dependendo da importância do prêmio, esta estatística pode ser ainda maior.

Nesse contexto, vale lembrar que a entidade ainda destaca que esses troféus apresentam uma boa oportunidade para promover vinhos ainda não tão conhecidos pelo grande público, que ganham confiança quando descobrem o reconhecimento. A pesquisa também afirma que o impacto de uma medalha de ouro se mostra muito maior, quando comparadas com as de prata e bronze.

França e Portugal se destacam

Anualmente, na França, por exemplo, acontecem aproximadamente 130 competições oficiais da bebida, geralmente organizadas no início da primavera.

De acordo com a American Association of Wine Economists, muitos desses concursos se concentram exclusivamente em vinhos de uma região específica do país. Dependendo da ocasião, há competições internacionais abertas aos não franceses como, por exemplo, para os vinhos de Portugal.

Porém, é essencial ressaltar que o estudo afirma que – apesar do alto número de concursos – apenas os mais significativos realmente apresentam grandes diferenças de crescimento em questão de valores.

Nesse quesito, especialistas atestam que os vinhos portugueses figuram entre os mais premiados do mundo. No Brasil, após uma queda de dois anos consecutivos para o mercado do país europeu, houve sinais de recuperação em 2017, e – juntamente com Angola – promete ser um mercado em ascensão para 2018.

Estatísticas oficiais mostraram que a nação africana registrou um crescimento maior que 100% em volume e de 99% em valor. Já no Brasil, o aumento foi de 55,2% em volume e 60,2% em valor.

Segundo a Wines of Portugal, o investimento para este ano será de 13 milhões de euros para promoção internacional, sendo que os principais alvos do país são os Estados Unidos, Canadá, China, Rússia, Suíça e Polônia.

Outro mercado importante para Portugal é o da Noruega, que também receberá ações de marketing em 2018. No ano passado, a nação realizou um evento para promover seus principais rótulos, e se destacou por receber diversas críticas positivas da especialista em vinhos Julia Harding.

Na ocasião, ela apontou 50 vinhos especiais do país. Confira abaixo alguns deles:

  1. Caves São João Frei João Reserva 2013

Região: Bairrada

  1. Quinta de Baixo Poeirinho Garrafeira 2012

Região: Bairrada

  1. Filipa Pato Post-Quercus Baga 2015

Região: Bairrada

  1. Sidónio de Sousa Garrafeira 2009

Região: Bairrada

  1. Vale da Capucha Fossil 2015

Região: Lisboa

Contudo, vale destacar que há, ainda, outras opções de vinhos portugueses das mais variadas regiões e com características diferenciadas. No mercado, existem distribuidores de rótulos do país que, inclusive, oferecem lojas online com entrega em casa.

A Eno Gourmet Premium oferece uma grande gama do premiado vinho português, apresentando 30 referências provenientes de cinco regiões vitivinícolas de origem demarcada.