Saiba o que é metaverso

Desde que Mark Zuckerberg divulgou a troca de nome do Facebook para Meta, muito se tem falado sobre o que é metaverso. A proposta visa revolucionar a comunicação humana. As gigantes da tecnologia, como a Microsoft, estão investindo pesado para conquistar espaço no mercado que irá se beneficiar com a universalização do metaverso. Quer saber mais sobre essa novidade e como pode contribuir com o seu negócio? Confira o artigo!

O que é metaverso?

O metaverso é uma realidade virtual imersiva e interativa, que visa diminuir as fronteiras entre o físico e o digital, a fim de replicar a realidade na dimensão virtual. A ideia é semelhante à proposta de jogos, como The Sims e Second Life, só que, no metaverso, os avatares serão hiperrealistas, tornando-se uma extensão do nosso corpo.

Outra forma de descrever o metaverso é associá-lo a uma espécie de internet 3D. Por conta disso, entusiastas do projeto, como Zuckerberg, presumem que o metaverso seja o futuro da internet.

Origem do metaverso

O termo metaverso apareceu pela primeira vez no romance de ficção científica “Snow Crash” (1992), do escritor Neal Stephenson. Na trama, os personagens utilizam avatares virtuais para ingressarem em um universo digital – o metaverso –, a fim de escapar de uma realidade distópica.

Como funciona o metaverso?

Para colocar em prática o metaverso, é preciso unir um conjunto de tecnologias que possibilitam interações remotas, como realidade virtual e aumentada, robótica, conexão 5G e blockchain, sendo essa última o recurso que viabiliza o uso das criptomoedas e NFTs (Non-fungible Token, ou token não fungível).

Por exemplo, no metaverso, você pode ir até uma livraria usando óculos e manoplas de realidade virtual e comprar um livro com criptomoedas. Você pode, ainda, emprestar esse mesmo livro para um amigo, pois o exemplar é comercializado como NFT, ou seja, não é um arquivo digital que pode ser compartilhado com várias pessoas em simultâneo, mas um arquivo digital, transferido integralmente para uma determinada pessoa.

Outro exemplo é a realização de uma cirurgia remota, isto é, um procedimento cirúrgico em que o paciente e a equipe médica estão em uma determinada localidade, e o cirurgião, em outra. Isso é possível em virtude da realidade aumentada e da robótica.

Vale destacar, ainda, que é possível comprar terrenos virtuais, abrir empresas, comercializar produtos digitais e investir em ações por meio do metaverso e da blockchain.

Benefícios do metaverso

A grande vantagem do metaverso é possibilitar a realização de inúmeras atividades remotamente, mas sem abrir mão da imersão e interação entre as pessoas, como:

  • Permitir que o cliente experimente/teste o produto remotamente (ex.: provadores virtuais);
  • Comercializar produtos e serviços físicos e digitais;
  • Simular operações de produção, visualização da cadeia logística e planejamento de indústrias;
  • Ensinar alunos por meio de hologramas e realidades aumentada e virtual, aprimorando o processo de aprendizagem (ex.: holograma da anatomia humana);
  • Oferecer uma experiência multissensorial no universo do entretenimento;
  • Promover entrevistas e dinâmicas de seleção e onboarding de novos talentos, treinamento de funcionários e execução de projetos, aperfeiçoando o home office e reduzindo custos ao substituir o processo presencial pelo virtual.

Principais plataformas do metaverso em funcionamento

As plataformas que aplicam elementos do metaverso que mais se destacam atualmente são a Decentraland (MANA) e a The Sandbox (SAND). Em ambos os programas, é possível jogar, interagir com outros usuários, criar e negociar NTFs, investir em criptomoedas e tomar decisões coletivas sobre o uso da plataforma.

Conheça o Universo de Negócios

O Universo de Negócios é um divulgador de notícias sobre o mundo dos negócios e diversos segmentos, a fim de aumentar o alcance, a autoridade e a relevância de seus clientes no meio digital. Ainda, compartilhamos conteúdos que sigam as boas práticas de redação jornalística, como apuração de dados, visando combater a propagação de fake news, de modo a fornecer informações autênticas ao público.

Agora que você já sabe o que é metaverso, continue acompanhando nosso conteúdo para manter-se informado sobre o mundo dos negócios!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!