Saiba como se preparar para uma apresentação

Se sair bem em uma apresentação é uma das tarefas fundamentais para você que quer se destacar no seu ambiente de trabalho, acadêmico ou qualquer outro que exija uma postura de liderança e boa desenvoltura no momento de expor suas ideias.

Saber realizar um discurso claro, que envolva os ouvintes e mostre o seu domínio sobre o assunto, pode ser a peça-chave para que você alcance sucesso em seus objetivos e consiga defender seu ponto de vista perante os outros. Porém, sabemos que existem diversos fatores que prejudicam a realização de um bom discurso, como traços comuns de personalidade, como a timidez e, até mesmo, fatores momentâneos, como o nervosismo.

Pensando nisso, o Universo de Negócios elaborou um guia para te ajudar a se preparar e te deixar seguro para criar apresentações memoráveis.

7 passos para uma apresentação de sucesso

1. Elabore um texto

O primeiro passo é elaborar um texto que resuma ou apresente um passo a passo sobre os assuntos que precisam ser tratados. Ele vai te auxiliar a construir uma linha de raciocínio concisa e a não esquecer nenhuma informação, além de prevenir que você se perca durante a exposição das suas ideias.

2. Treine

Outra dica importante é treinar previamente o que será falado. Experimente tons de voz que te deixem mais confortável, crie pausas, pratique mecanismos para conseguir falar e pensar ao mesmo tempo com fluidez e se acostume a ouvir a sua própria voz em volume alto. 

3. Fale com segurança

Falar o que precisa ser dito com segurança é um ótimo mecanismo de convencimento, não só para quem te escuta, mas também para si mesmo. Acreditar que você pode tudo e, principalmente, no que está dizendo é essencial para que as outras pessoas também acreditem. Não se esqueça de sempre usar o bom humor.

4. Aposte em recursos visuais

Apostar em um mix de linguagens deixa a sua comunicação mais versátil e prende a atenção de quem está te ouvindo. Utilize ferramentas de multimídia para trazer exemplificações, provocar outras sensações nos ouvintes e, até mesmo, para servir de base ao que está sendo dito. Não se esqueça de conferir com antecedência se todos os materiais necessários para determinado recurso estão disponíveis para utilização.

5. Relaxe

É importante se manter relaxado. A linguagem corporal é uma aliada quando bem-utilizada. Então, é essencial que você busque não criar tensões. Se necessário, treine gestos na frente do espelho ou formas de posicionar os braços e mãos que te ajudem a manter uma boa postura e não ficar com o corpo enrijecido, por exemplo. 

6. Confira o tempo de apresentação

Além de apostar em posturas corporais, em um discurso convincente e seguro e em ferramentas para tornar a exposição mais dinâmica, também é muito importante ficar de olho no relógio. O tempo em uma fala pode se alongar muito e prejudicar a exposição como um todo. O controle é essencial!

7. Feche com chave de ouro

A conclusão das ideias expostas durante a apresentação asseguram que você tenha conseguido transmitir todas as informações necessárias, e que os ouvintes tenham compreendido de forma clara quais são os encaminhamentos a partir do seu discurso. Relembre, se necessário, quais foram os pontos principais, mostre quais são os resultados obtidos (se for o caso) e deixe um momento final aberto para perguntas gerais.

Estratégias de sucesso

Saber se apresentar em público, controlar a timidez, elaborar um plano de carreira conciso e preparar projetos interessantes são caminhos que te levam a encontrar êxito na carreira de empreendedor. Estratégias como conseguir superar os próprios fantasmas, aceitar-se como é, adquirir autoconhecimento e autoconfiança e não se comparar com os outros são parte do processo de crescimento profissional e pessoal.

Além disso, é necessário estar informado sobre o que acontece ao redor e se manter antenado à mídia, tendo uma rotina de ler notícias, publicar release e estar atualizado sobre os mais diversos assuntos. O Universo de Negócios, por exemplo, além de ser um portal que oferece notícias sobre os principais segmentos do mercado, auxilia você a estar inserido no que acontece no Brasil e no mundo.

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!