No momento em que quase 30 milhões de brasileiros sentem dores nas costas, a prática de exercícios físicos, assim como a fisioterapia preventiva, é determinante para a saúde e o bem-estar
A prática de atividades físicas e a atuação de fisioterapia preventiva são determinantes para a saúde e o bem-estar. Essa máxima já é conhecida por boa parte da população, mas voltou a ganhar destaque durante a pandemia, quando mais pessoas se tornaram sedentárias e passaram a ficar muitas horas em frente ao computador, suscitando um verdadeiro surto de dores nas costas.
Prática de exercícios físicos pode atuar na prevenção de dores nas costas
Praticar exercícios físicos – em conjunto com outros hábitos importantes, como realizar fisioterapia preventiva, cultivar uma boa postura e ter uma alimentação balanceada – é fundamental para prevenir e tratar dores da coluna.
De acordo com pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), os exercícios físicos são importantes por diversos motivos, sendo o principal a capacidade de desenvolver a musculatura das costas, o que pode evitar e ajudar a tratar dores. A musculatura das costas, assim como a da região do abdômen, é responsável pela sustentação da coluna. Em vista disso, o fortalecimento de toda essa porção corporal é muito importante para evitar problemas envolvendo as articulações e os discos da coluna.
Dor nas costas já faz parte da vida do brasileiro
De acordo com dados da Pesquisa Nacional da Saúde (PNS), as dores nas costas já atingem quase 30 milhões de adultos em todo o país. A condição é considerada crônica (permanente) e é o motivo de saúde que mais gera afastamento de colaboradores. Um levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a cada dez brasileiros oito deverão sentir dor na coluna em algum momento da vida.
Mais recentemente, uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Instituto Fiocruz, apontou que o home office decorrente da pandemia fez com que o quadro fosse ainda mais agravado. O estudo ouviu 44.062 pessoas. 54% afirmaram sofrer um agravamento das dores nas costas durante a pandemia, enquanto 40% nunca tinham apresentado o problema antes e passaram a sentir dores após as medidas de isolamento social em 2020.
A fisioterapia preventiva e a sua importância para o corpo
Além da prática de atividades físicas, a fisioterapia preventiva realizada por profissionais visa à execução de uma série de exercícios orientados, com o objetivo de prevenir possíveis quadros de dores na coluna. As sessões são recomendadas para pessoas de todas as idades que almejam manter o corpo saudável, sendo mais indicadas para idosos e atletas.
A fisioterapia preventiva, além de auxiliar na prevenção de dores, também ajuda no tratamento de lesões e doenças que acometem a coluna. Outro grande benefício das sessões está no fato de que os exercícios são orientados para atender às necessidades de cada um, ou seja, levando em consideração as especificidades do paciente.
Quem deseja ter mais qualidade de vida e evitar dores nas costas pode contar com os profissionais da SM Care, clínica de fisioterapia que seleciona exercícios preventivos de acordo com o quadro e características de cada paciente.