IA

Pouco mais da metade das empresas latinas lucraram com IA

Empresas consideram o retorno elevado

Empresas latinas (51%) que empregaram Inteligência Artificial (IA) no território latino lucraram com a tecnologia. A estimativa é do estudo realizado pelo The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise, desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG) e o MIT Sloan Management Review (MIT SMR), pelo portal TI INSIDE. que utilizam de . Em 7% dessas empresas, o retorno financeiro foi considerado alto. Em âmbito global, 55% obtiveram lucro, e 11%, lucro elevado.

Conforme a análise, a maioria das empresas da região emprega a tecnologia para desenvolver novas maneiras de gerar valor (52%). Já 33%, centram-se na melhoria de processos já existentes. Os resultados foram parecidos no mundo: 55% e 22%, respectivamente. Os reflexos positivos da tecnologia também foram percebidos no cotidiano de executivos e equipes. Na América Latina, 71% dos que utilizam IA afirmam que a implementação fortaleceu a tomada de decisão dos times; para 63%, o trabalho ficou mais eficiente; 71% perceberam mudanças na aprendizagem coletiva; 61% ressaltam que a confiança da equipe melhorou. Globalmente, os resultados foram parecidos, uma vez que a tomada de decisão teve melhora, para 68% dos respondentes; a eficiência do trabalho, para 63%; a aprendizagem coletiva, para 71%, e a confiança, para 58%. 

Utilização de tecnologias de dados, Analytics, IA e machine learning aumenta em startups de marketing 

Ainda falando sobre tecnologia, o que propicia a utilização de um DBA, por exemplo, segundo relatório ISG Provider Lens – Martech Solutions and Services Providers 2021, pelo portal TI INSIDE, por conta da pandemia da Covid-19, as tomadas de decisão das empresas brasileiras aumentaram no universo on-line, evidenciando significativos reflexos no setor de publicidade e propaganda. Os consumidores ficaram mais exigentes e esperam uma experiência perfeita na jornada de compra, o que exige dos profissionais de marketing uma maior exploração do omnichannel, personalizando a experiência em tempo real intensamente.

Segundo o autor da pesquisa, o crescimento do Martech no país revela uma mudança nas áreas de serviço e uma redefinição da atuação de agências de comunicação e marketing digital. “Com ferramentas de personalização e soluções exclusivas, as agências vêm promovendo maior interesse dos consumidores, permitindo que estes experimentem novos recursos de tecnologia e tenham uma noção maior do produto com todos os seus detalhes”, explica.

O relatório indica que a experiência digital dos clientes se tornou uma das prioridades na maioria das empresas, e os especialistas em marketing se dedicam para oferecer experiências personalizadas, apoiadas em análises de dados adquiridos pela Inteligência Artificial (IA) e pelo Machine Learning (ML). A utilização de tecnologias, como chatbots, realidade aumentada (AR), realidade virtual (VR) e utilização de sistemas de gestão de conteúdo (CMS) sugerem edificação de intimidade crescente com clientes.