Hoje em dia, as empresas criam contas nas redes sociais e tentam de todas as formas se comunicar com o seu público. O que pode fazer tudo desandar é utilizar conteúdos reciclados e sem direcionamento. Isso faz com que o público não se identifique e nem entenda direito o seu negócio.
Assim, produzir conteúdo autoral e original é fundamental tanto para atrair o público certo para sua empresa como para transmitir a mensagem correta para as pessoas certas. Leia o artigo para entender mais sobre conteúdo autoral e sua importância!
O que é conteúdo autoral?
Conteúdo autoral é todo conteúdo original, que não é replicado ou copiado de nenhuma forma, criado a partir da criatividade do autor e com o objetivo de atingir determinado público. Pode ser um texto, uma imagem, um vídeo, uma música, uma fotografia… ou seja, qualquer conteúdo que possa ser criado.
Qual é a importância do conteúdo autoral?
Quando se trata de marketing de conteúdo, o conteúdo autoral tem muita importância. Não adianta produzir textos ou conteúdo em geral sem que eles sejam direcionados ao seu público de forma personalizada, criativa, original e oferecendo um material útil, que levará o público a desejar as informações e procurar seu blog ou site de forma orgânica.
A internet está cheia de conteúdo sobre todos os assuntos. Quando um cliente em potencial faz uma pesquisa em um buscador, ele provavelmente procura uma informação rápida e bem-feita, a fim de saciar uma curiosidade ou para obter informações.
Para isso, ele precisa de um conteúdo novo, que mostre a forma como a sua empresa se comunica, com quem ela fala, o que oferece e como pode ajudá-lo. Replicar informações para montar um conteúdo não vai fazer com que o público conheça a sua empresa… vai apenas oferecer uma informação genérica que dificilmente se converterá em uma venda.
Como produzir conteúdo autoral?
Para produzir conteúdo autoral, seja original, criativo e se coloque no lugar do seu público. Produza um conteúdo direcionado para quem você quer atingir, sempre com clareza, objetividade e transmitindo a imagem que quer para sua empresa.
Qual é a importância de uma boa estratégia na produção de conteúdo?
Uma boa estratégia faz toda a diferença. O seu conteúdo precisa ter direção e objetivo. Com quem você quer falar? Para quê? O que você deseja que as pessoas que consumem seu conteúdo pensem sobre você e a sua empresa?
Quando todas essas questões forem respondidas, em conjunto com o conhecimento e aplicação de estratégias de produção, seu conteúdo autoral terá muito mais relevância e valor.
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Quais são os principais passos para um bom conteúdo autoral?
O primeiro passo é conhecer seu público alvo. Atualmente existem diversas formas de publicar e divulgar conteúdo, várias redes sociais, o próprio YouTube, blogs, entre outros. Mas sabemos bem que o público de cada uma dessas plataformas é diverso.
Assim como dificilmente veremos um adolescente no Facebook ou lendo longos textos em blogs, provavelmente não veremos uma pessoa com mais idade acompanhando sua empresa por textos curtos no Instagram.
Saber quem você quer atingir ou qual é o perfil das pessoas com potencial para se tornar seus clientes, que mídia elas consomem – e como consomem – é essencial para começar a criar conteúdo de forma efetiva.
Entender sobre marketing de conteúdo é outro passo importante. Esse tipo de marketing não é o único motivo para se produzir conteúdo autoral, mas conhecer suas estratégias pode ser muito útil.
No marketing de conteúdo, o conteúdo produzido é direcionado para a área de atuação da sua empresa ou particularidades do serviço que você oferece. Assim, você produz conteúdo que, ao ser encontrado, vai criar familiaridade com o seu negócio e sanar dúvidas, trazendo o cliente para mais próximo da compra.
O último passo para que um bom conteúdo seja produzido é pesquisar sobre SEO. A internet oferece conteúdo quase infinito sobre qualquer assunto – mas como fazer com que seu conteúdo seja encontrado por pessoas que o procuram? Para isso existem as técnicas de SEO! Uma delas é a utilização de palavras-chave para otimizar as buscas.
Termos específicos são colocados estrategicamente no conteúdo para que o Google ou outros buscadores consigam localizar com mais facilidade o conteúdo que você oferece. Dessa forma, estudar ou contratar um profissional de SEO pode fazer toda a diferença para que seu conteúdo seja consumido pelas pessoas certas.
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