Você sabe como criar um portfólio? Confira o passo a passo!

Para divulgar e apresentar às empresas, parceiros e aos clientes os seus trabalhos desenvolvidos, é necessário fazer um portfólio. Mas, afinal, o que é o portfólio e como é feito? Nesta publicação, explicaremos o que é, qual a importância desse documento e como criar um portfólio para você!

O que são portfólios?

Os portfólios têm como complemento diversos materiais desenvolvidos por uma pessoa, com a finalidade de apresentar seus feitos, sejam acadêmicos ou profissionais. Com base em um portfólio, é possível verificar as experiências, as habilidades e a qualidade do profissional ou do estudante, referentes à sua área de atuação.

Qual a importância de criar um portfólio?

Um portfólio bem-estruturado destaca o profissional, garantindo mais credibilidade na hora da entrevista de emprego, e complementa o currículo em algumas situações; em outras, somente o portfólio já é o suficiente para conquistar o almejado.

Pessoas que trabalham como designers, social media e fotógrafos, por exemplo, precisam dos portfólios para comprovarem que seus trabalhos, na prática, são tão eficientes quanto o currículo aparenta. Por vezes, apenas ter um currículo recheado de cursos e trabalhos não é suficiente se os projetos do profissional não estiverem alinhados ao desejo da empresa ou do cliente.

Meios de criação de portfólio

Existem dois meios em que os portfólios podem ser criados: o impresso e o digital.

Meio impresso

O formato impresso do portfólio deve apresentar qualidade e ser, de preferência, no tamanho A3 ou A4.

Meio digital

É gratuito ou tem um valor reduzido, é de fácil acesso, dentre outras vantagens.

O portfólio digital pode ser produzido por meio do Portable Document File (PDF) ou de plataformas on-line especializadas em criação de portfólio, como:

  • Wix;
  • Cargo Collective;
  • Behance;
  • Carbonmade;
  • Clippings.me;
  • Adobe Portfolio.

Como criar um portfólio

Para saber como criar um portfólio, há alguns passos que precisam ser seguidos, para que não haja falta de informações ou que confunda o cliente, a empresa ou o professor acadêmico:

  • Escolha o tipo de portfólio, impresso ou digital e, caso seja digital, defina se será por PDF ou site;
  • Os trabalhos que forem incluídos devem ser reais e você tem de ter participação no projeto  ou na empresa onde trabalhou;
  • Ao criar o portfólio, não anexe informações sem relevância, para não tornar o conteúdo maçante, ou projetos que não foram finalizados, para que não afete a padronização da qualidade do material apresentado;
  • Defina a ordem dos projetos. Podem ser inseridos em ordem alfabética, data de criação ou área de atuação, por exemplo;
  • Por vezes, o profissional participou de muitos projetos, então, é interessante inserir guias e índices para o portfólio ficar mais organizado e prático, separando a quantidade de projetos e as funções que ocupou;
  • Aborde as qualidades do seu trabalho que são consideradas como diferenciais;
  • No portfólio, tenha honestidade nas informações voltadas ao aprendizado, falhas que foram corrigidas, valores pessoais, etc;
  • Faça um design que concilie com o tipo de trabalho realizado e que apresente a personalidade do profissional e do setor.

Agora que você já sabe como criar um portfólio e deseja começar a fazer a divulgação do seu trabalho, conte conosco, do Universo de Negócios. Somos um distribuidor de notícias focado em releases voltados a negócios de vários segmentos.

Entre em contato com a gente e publique um release eficiente, para alavancar o seu negócio!

Encontre publicações de diversos segmentos e nichos só aqui no portal Universo de Negócios!