As pessoas navegam na internet por meio do celular por mais tempo, evidenciando a necessidade de investir na experiência mobile
De acordo com pesquisa realizada pelo DataReportal, intitulada “Digital 2022”, os brasileiros passam mais de 10 horas por dia na internet, em média. Conforme dados da pesquisa, veiculados pelo Jornal Contábil, as pessoas utilizam o meio digital para buscar informações (83,5%); descobrir como fazer alguma coisa (77,1%); pesquisar sobre marcas (73,6%); encontrar inspirações ou ideias (73,2%) e manter contato com familiares e amigos (72,6%).
Usuários não estão em busca apenas de produtos: querem informações
Mediante os dados, observa-se que os brasileiros não procuram apenas por produtos, mas também visam se informar. Tudo o que agrega novidades e conteúdos relevantes tende a gerar interesse nos usuários de internet no Brasil. Nesse sentido, fica evidente o quanto as estratégias de marketing digital são fundamentais às marcas que desejam se engajar com seu público-alvo e aumentar as vendas. O SEO, por exemplo, é um conjunto de estratégias que gera conteúdo de qualidade, objetivando posicionamento orgânico nos resultados de pesquisas.
Ademais, segundo a pesquisa do DataReportal, da média de dez horas diárias que o usuário passa na internet ao longo do dia, mais da metade (cerca de cinco horas e meia) é pelo celular. Ou seja, cabe aos profissionais de marketing digital investirem em melhorias na experiência mobile desses brasileiros para manter as pessoas no site por mais tempo, aumentando também as chances de conversões em vendas.
Estratégias de marketing e SEO mostram-se fundamentais visando ao posicionamento
Há um conjunto de estratégias de marketing digital e SEO fundamental para marcas que almejam melhorar o engajamento com o consumidor. Conforme explica o especialista em SEO, Daniel Imamura, “ao elaborar uma estratégia de posicionamento de um e-commerce, é preciso pensar que é mais vantajoso posicionar listagens (categorias) de produtos do que apenas os produtos, por exemplo”.
Imamura também salienta que, em um e-commerce, “quanto mais produtos de uma mesma categoria o site oferecer, melhor será a chance de conseguir posicionamento para a página de listagem da tal categoria. […] Colocar conteúdo [escrito] na página, seja tirando dúvidas, seja colocando uma descrição da categoria, também é muito importante para melhorar o engajamento com o público, pois é uma forma de entregar informações relevantes.”
Por fim, o especialista afirma que ter um blog vinculado ao e-commerce é fundamental enquanto estratégia de SEO, para posicionar o site em termos específicos utilizados em buscas no Google. O site pode trabalhar um blog post, por exemplo, abordando as diferenças entre notebook e netbook, visando atrair o público que pesquisar sobre esse assunto na internet. As estratégias de SEO são múltiplas e variadas, por isso também é recomendável que os profissionais invistam em um curso de SEO.
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