Investidor e franqueadora fechando negócio de uma franquia de marketing

7 dicas para franquias conquistarem novos investidores

Franquear um negócio implica ter um bom produto ou serviço para oferecer. Mas, para atrair mais investidores e expandir os horizontes, outras questões devem ser levadas em conta.

Felipe Pereira, fundador do Revolução Digital, programa de formação de empreendedores no mercado de comunicação, explica que o marketing digital é uma ferramenta poderosa para redes de franquias. Se bem-feito, o negócio pode prosperar e se tornar uma potência. 

Conheça 7 estratégias:

 1. Produza conteúdo

Hoje, o marketing de conteúdo se tornou algo fundamental para não depender somente de ações tradicionais ou de anúncios que simplesmente interrompem as pessoas quando elas estão fazendo algo interessante. A ideia com esse tipo de estratégia é atrair o público pelo valor do conteúdo, ou seja, pela qualidade e aplicação daquele conhecimento. Isso tem sido feito com maestria por grandes empresas do segmento de franquias. 

2. Invista em marketing de influência

Isso pode ser feito a partir de duas perspectivas. Tanto do ponto de vista do empreendedor, que pode se tornar influencer, quanto das marcas, que contratam figuras já conhecidas da internet para a divulgação de produtos e serviços. Desse modo, as marcas aproveitam a audiência e credibilidade já construídas pelo influenciador.

3. Faça anúncios patrocinados

O alcance dos conteúdos orgânicos está cada vez mais baixo. Uma minoria vê. Ainda que a estratégia seja importante, a ideia aqui é complementar esses conteúdos com anúncios pagos para ajudar na captação de clientes.

4. Explore a automação de marketing

A automação permite fazer o primeiro atendimento – aquele de primeiro nível realizado nas mídias sociais, como WhatsApp e Direct – e, em alguns casos, algumas demandas podem ser resolvidas. Também é possível criar uma sequência automatizada de e-mails que geram valor e despertam interesse pela aquisição da franquia por parte do investidor.

5. Tenha múltiplos pontos de contato com seu cliente 

Ter diversos pontos de contato com o cliente é fundamental porque as empresas possuem públicos com características diferentes. Alguns se comunicam mais por e-mail, outros por aplicativos de mensagens. Nem sempre o cliente toma decisão de compra em um primeiro momento. Trabalhar mensagens de SMS, e-mail marketing ou WhatsApp ajuda a convencê-lo de finalizar a compra.

6. Tome decisões baseadas em dados

Existe cada vez mais a possibilidade de contar com ferramentas para tomada de decisão. Com relatórios e gráficos, é possível fazer um marketing mais assertivo. A partir disso, é possível tomar decisão de forma estruturada com base em dados, e não em “achismos”.

7. Aproveite seu público para produzir conteúdo 

O conteúdo é a alma do negócio. O User Generated Content (UGC) é o conteúdo gerado pelo próprio cliente. Ele acontece quando um cliente faz a avaliação da empresa na internet, por exemplo. O que é compartilhado pelos clientes é visto por futuros consumidores, que, com base nessas opiniões, decidem se irão consumir seu produto ou serviço. É o conteúdo gerado espontaneamente, sem nenhum tipo de custo para a empresa.

Sobre Felipe Pereira

Felipe Pereira é sócio-fundador do Revolução Digital. Graduado em Ciência da Computação, também é Mestre e Doutor em Administração. Além de fundar o premiado portal Digaí, também foi coordenador do 1º curso de pós-graduação em Marketing Digital do estado de Pernambuco. 

Fundou a agência Unu Digital, que tem 18 anos de mercado e possui clientes de diversos portes, que chegam a pagar até R$ 15 mil por mês para serem atendidos.

No ano passado, ajudou seus clientes a faturarem mais de R$ 22 milhões usando Marketing Digital. Participou de grandes masterminds nacionais, como o Master Marketing e o Legacy, do Erico Rocha. 

É reconhecido pelos seus mentorados por sua didática e experiência em gestão de agências, tráfego pago, copywriting, inbound marketing, e-mail marketing, SEO, lançamentos e funis de vendas.

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