A quarentena restringiu o funcionamento de diversos setores do mercado e lojas de todo tipo tiveram que fechar as portas temporariamente, respeitando as normas de distanciamento social.
No entanto, diferente do que se pensa, esse não foi um período de vendas ruins para todos. O e-commerce, site que se caracteriza por vender produtos ou serviços de forma virtual, faturou 56,8% a mais nos cinco primeiros meses de 2020, além de crescer 132,8% em relação a 2019, de acordo com dados da Compre & Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm)
O levantamento de dados também concluiu que, apesar do valor médio por pedido ter sofrido uma queda de 2,6% em relação ao período anterior do ano passado, os números ainda são animadores: maio, por si só, somou 23,8 milhões de pedidos feitos pela internet.
A popularidade do comércio virtual
Nos últimos meses, a resistência às compras online teve de ser uma barreira ultrapassada por muitos consumidores, seja por comodidade ou necessidade. Empreendedores de todos os tipos também enfrentaram desafios, principalmente aqueles que não estavam preparados para digitalizar os negócios.
Uma pesquisa publicada pela consultoria IDC afirma que 52% dos entrevistados no Brasil pretendem incluir compras online na rotina. Os índices mostram-se muito positivos, afinal, durante os últimos meses, 107 mil novos e-commerces foram inaugurados.
A mudança nesse panorama é muito interessante para aqueles que procuram empreender, mas não dispõem de altos valores para investimentos iniciais. Além disso, o mercado exige atenção às novas tendências e adaptação dos lojistas.
Como preparar uma loja para ser um e-commerce?
Novos hábitos foram incorporados por consumidores de todos os tipos de produtos. Cabe aos empreendedores, portanto, planejar ações para atender a esse público e tirar proveito desse momento de mudança, revendo estratégias e reinventando o comércio.
Empreendedores sabem que toda crise oferece oportunidades para aqueles que se propõem a enxergar o mercado por um novo ângulo. Portanto, aqueles que querem ingressar no campo digital precisam guiar todas as decisões por meio de dados sólidos, utilizando ferramentas de busca de tendências, como, por exemplo, o Google Trends.
Além disso, nunca foi tão importante colocar o cliente como o centro da operação. Empresas precisam analisar melhor as intenções dos clientes e os caminhos por trás de cada compra, procurando oferecer a melhor experiência em todas as etapas do processo.
Entender a jornada dos clientes e pensar em estratégias para alcançar uma comunicação mais efetiva é um fator que pode destacar uma loja, mesmo em meio a um mercado concorrido.
Praticidade com a Cueca Store
A Cueca Store é uma loja de cueca online que procura oferecer mais praticidade na rotina de homens de todo o Brasil. A loja disponibiliza uma gama extensa de soluções para aqueles que procuram produtos originais e de qualidade por um ótimo custo-benefício.
Com sete anos de expertise no ramo do e-commerce, a Cueca Store é capaz de proporcionar a melhor experiência de compra a clientes em todo o país.