Insegurança, altos valores de frete e a falta de opções de pagamento inibem dois terços dos clientes na hora de finalizar uma transação on-line no Brasil
Pesquisar, escolher o produto, colocar dentro do carrinho e ir embora sem levar. Se, num passado não tão distante, essa prática poderia parecer um tanto quanto incomum no comércio físico, hoje, é uma atitude mais do que normal para pelo menos 66% dos internautas brasileiros. É o que aponta uma pesquisa da consultoria especializada em e-commerce Enext, que revelou que dois terços dos consumidores on-line não finalizam suas compras virtuais no país.
O levantamento mostra também um grande e importante crescimento do e-commerce nacional, que chegou a expandir 68% em 2020 em comparação direta com 2019, conquistando cerca de 20 milhões de novos clientes no período. Apesar dessa evolução significativa, a taxa de desistência de compras virtuais no ano passado foi ainda maior do que a atual, alcançando a marca de 71%.
De acordo com um estudo da consultoria Ebit | Nielsen, entre os motivos principais da alta porcentagem de evasão de usuários, estão os altos valores de frete, a demora na entrega da mercadoria, a pouca diversidade de opções de pagamento e a insegurança na hora de efetuar uma transação por parte do consumidor, que, em boa parte das vezes, desconfia da credibilidade das empresas e teme acabar sofrendo um golpe.
Com o setor cada vez mais aquecido, o desafio para muitas lojas é transformar os bons resultados de acesso em transações consumadas. Para reverter esse cenário e evitar um número tão alto de carrinhos abandonados, o mundo digital exige que os gestores de e-commerce aprendam a trabalhar com novas soluções, investindo principalmente em estratégias e ferramentas de Marketing, a fim de oferecer promoções e conteúdo de qualidade para atingir novos públicos e gerar engajamento.
Segundo especialistas, um bom trabalho de otimização para mecanismos de buscas é fundamental para quem busca seu espaço na internet. Embora exija conhecimentos extremamente técnicos para aplicá-la corretamente, essa opção é uma das mais eficientes. Assim, muitas empresas acabam apostando em contratar uma consultoria em SEO, a fim de intensificar o retrospecto de vendas em seus negócios.
Outro recurso interessante para captar clientes e efetivar transações são as notificações por push, uma espécie de mensagem enviada por aplicativos de celular e sistemas operacionais para divulgar uma determinada oportunidade de compra. Além delas, há alternativas, como o disparo de alertas de carrinho abandonado, atualizações de disponibilidade do produto “esquecido” e até o envio de códigos promocionais para atrair o consumidor a finalizar o pedido.
No entanto, muitos usuários já se atentaram a algumas dessas táticas e passaram a utilizá-las em seu favor na busca por vantagens ao largarem um carrinho cheio em compras virtuais. Há exemplos de clientes que forjam a situação para receberem um desconto, mas, em muitos casos, acabam desistindo de vez da aquisição quando os valores oferecidos não valem a pena.
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