imagem de prédios representando São Paulo

Oito redes de franquias para quem quer se mudar para São Paulo

Quem nunca ouviu que São Paulo é a terra das oportunidades? Com cerca de 46 milhões de habitantes, o estado teve o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, com R$ 2,4 trilhões gerados, em meados de 2020, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  No Sudeste, até o terceiro trimestre de 2022, São Paulo teve o maior crescimento de faturamento, com mais de 30% de alta na comparação com 2021. 

Por conta desse poder econômico, a localidade é uma das mais procuradas por pessoas em busca de oportunidades ou empresas que desejam expandir as suas atividades. Em uma situação de mudança de cidade, investir em uma franquia pode ser uma alternativa para quem quer começar. 

Esse é um mercado que apresentou crescimento de cerca de 12% no faturamento no último trimestre do ano passado. Para 2023, é difícil prever os resultados das redes, porém é um setor que vem apresentando crescimento constante ao longo dos anos no Brasil. 

São diversos fatores, mas o mercado de franquias tem se adaptado a novas tecnologias e crises, o que pode ser um fator importante para impulsionar o crescimento do setor neste ano. Por isso, selecionamos oito redes de franquias para quem quer se mudar para São Paulo. Confira!

1. Santa Carga Totens e Carregadores

Há quase 20 anos no mercado, a Santa Carga Totens e Carregadores é uma rede de franquias que trabalha com mídia paga dentro de estabelecimentos, eventos e outros. Os totens criados pela empresa, que é associada da Associação Brasileira de Franchising (ABF), exibem propagandas e disponibilizam pontos de recarga de dispositivos móveis. O modelo também pode ser instalado em localidades de qualquer porte, desde que observadas as peculiaridades de cada região.  

  • Valor de investimento: a partir de R$ 19,9 mil
  • Faturamento médio (mês): R$ 8 mil
  • Tempo de retorno: 8 meses (variável)
  • Site da empresa: https://franquia.santacarga.com.br/    

2. Mr. Hoppy Beer and Burger

A Mr. Hoppy Beer and Burger é uma empresa que comercializa chopes acompanhados de hambúrgueres artesanais. São quase 50 franquias em operação. As lojas, eventualmente, oferecem shows e promoções. O franqueado atua com a gestão e atendimento aos clientes. Neste caso, as lojas também podem ser abertas em qualquer região, desde que consideradas as peculiaridades locais.

  • Investimento: R$ 185 mil
  • Faturamento (mês): R$ 100 mil
  • Retorno do investimento: 12 meses
  • Site: https://bit.ly/3n6haxj 

3. Spa Nature

A Spa Nature é uma rede de franquias de estética com foco em todas as faixas de renda. A empresa nasceu em 2020 e, no ano de 2022, abriu a expansão para franquias. Com a missão de democratizar a beleza, a rede oferece serviços como massagens modeladoras para bumbum ou em regiões localizadas, drenagem linfática, detox com argila, hemoterapia com ozônio, tratamentos com enzima e outros.

  • Valor de investimento: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio (mês): a partir de R$ 45 mil
  • Retorno do investimento: 8 a 14 meses
  • Site: https://spanature.com.br/ 

4. LifeCirco

A LifeCirco é uma rede de franquias de escolas de circo que busca unir atividade física e o encanto das artes. A empresa trabalha com metodologia própria, e as modalidades vão do tecido acrobático e trapézio às famosas acrobacias. Os franqueados atuam com a administração da unidade, que atende de crianças até o público da terceira idade. 

  • Valor de investimento: a partir de R$ 90 mil
  • Faturamento: a partir de R$ 18 mil
  • Tempo de retorno: a partir de 24 meses
  • Site da empresa: https://lifecirco.com/franquias/ 

5. Coxinha no Pote

Fundada em 2014, a Coxinha no Pote é uma rede de franquias de fast-food de salgados. A marca nasceu com a missão de oferecer um produto de qualidade a preços acessíveis. Em 2018, o negócio começou a se expandir por meio de franquias. Para isso, foram realizados investimentos em estrutura operacional para atendimento aos franqueados, modernização de ambientes e embalagens. A marca tem como objetivo ter unidades em todas as regiões do país.

  • Investimento: a partir de R$ 75 mil (inclui capital de giro, taxa de franquia e outros investimentos)
  • Faturamento (mês): R$ 40 mil (média)
  • Retorno do investimento: 12 a 18 meses
  • Site: https://www.coxinhanopote.com.br/ 

6. PremiaPão

Com 100 franquias pelo Brasil, a PremiaPão é uma rede especializada em publicidade em sacos de pães. Os modelos de negócio partem de R$ 8 mil. Também existem outras três modalidades, e o faturamento pode chegar a R$ 25 mil. A PremiaPão acredita em um relacionamento produtivo e próximo com os clientes.

7. Best Gourmet

Atuando em 24 cidades no Brasil, a franquia de aplicativo de assinatura do clube de descontos em restaurantes Best Gourmet conquista cada vez mais franqueados. O modelo de negócio permite o trabalho remoto, mas é preciso fazer visitas periódicas aos clientes. Quem optar pelo modelo de negócio irá prospectar novos clientes, sejam empresas ou usuários. 

8. Q! Donuts

Fundada em Campinas (SP), a Q! Donuts é uma rede especializada em donuts. Com diversos sabores para os paladares mais exigentes, os produtos oferecidos pela marca vão desde o donuts até cappuccinos e milk-shakes. As lojas contam com um ambiente alegre e descontraído, pensado para que os clientes se sintam acolhidos.

  • Investimento: a partir de R$ 170 mil
  • Faturamento (mês): R$ 90 mil
  • Retorno do investimento: 24 meses

Site: https://qdonuts.com.br/