Além de elaborar um conteúdo textual que atenda às normas da língua escrita e contenha informações relevantes para o público, é importante conhecer o seu leitor ao ponto de saber como se comunicar com ele (formal ou informalmente), quais recursos textuais utilizar para explicar um assunto complexo e como tornar o conteúdo bem-estruturado, coeso, fluído e atrativo para quem vai consumir a informação.
Se você não considerar todos esses aspectos no momento da produção textual, por mais que o texto esteja bem-escrito, seu leitor pode não concluir a leitura ou sequer iniciá-la.
Isso ocorre uma vez que, ao buscarmos informações na internet, desejamos encontrá-las rapidamente, pois procuramos otimizar o nosso tempo, já que vivemos em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais conectadas à internet e têm acesso a uma variedade de informações a todo o instante.
Dentre os recursos disponíveis para deixar o texto mais atrativo, estão os intertítulos, os quais são responsáveis por torná-lo mais escaneável, aumentando as chances do leitor concluir a leitura, absorver o conteúdo facilmente, qualificar-se sobre o assunto e se engajar com a sua página.
O que é escaneabilidade?
Tornar a leitura escaneável significa identificar com facilidade o que cada parágrafo ou conjunto de parágrafos de um texto aborda, de modo que seja possível compreender rapidamente as ideias apresentadas pelo autor. O objetivo é verificar se o conteúdo contém de fato informações relevantes para você lê-lo completamente ou quais trechos você deve ler para sanar suas dúvidas pontualmente.
Como tornar um texto escaneável?
Há diversas formas de tornar o conteúdo escaneável, tais como:
- Elaborar parágrafos curtos;
- Grafar trechos importantes em negrito;
- Aplicar bullet points em listagens;
- Dividir o texto em intertítulos.
Qual é a função do intertítulo?
Além de tornar o conteúdo mais escaneável, a principal função do intertítulo é organizar e segmentar os diferentes temas que compõem um mesmo assunto. Nesse sentido, o intertítulo nada mais é do que o subtítulo de um texto que informa sobre o que cada seção trata especificamente.
Como utilizar os intertítulos?
Há diversas formas de criar intertítulos atrativos. Para não ter mais dúvidas sobre o que é intertítulo, veja alguns exemplos a seguir!
Use verbos no imperativo
Um bom intertítulo consegue ser objetivo e claro – e uma boa forma de fazer isso é utilizando verbos no imperativo, os quais expressam ordens, pedidos, recomendações ou avisos. Um exemplo de intertítulo formulado no modo imperativo é o que compõe esta seção: Use verbos no imperativo.
Faça perguntas
Outra forma de ser claro e objetivo na formulação do intertítulo é criá-lo no formato de pergunta. Além de proporcionar mais clareza e objetividade ao subtítulo, o formato de pergunta simula uma conversa entre quem escreve e quem lê, o que é capaz de cativar o leitor e engajá-lo na leitura.
Como exemplo de intertítulo em formato de pergunta, podemos mencionar os seguintes subtítulos presentes neste texto:
- O que é escaneabilidade?
- Como tornar um texto escaneável?
- Qual é a função do intertítulo?
- Como utilizar os intertítulos?
Crie listas e bullet points
Por fim, mais uma maneira de elaborar intertítulos atrativos é criá-los em formato de lista ou bullet points. Esse formato é ideal quando você pretende oferecer dicas ou um tutorial com o passo a passo sobre como fazer determinada coisa corretamente.
Assim, em cada segmento, é listado e especificado como aquela sugestão auxilia você na elaboração de um intertítulo atrativo ao público.
Conheça o Universo de Negócios
Agora que você já sabe como criar conteúdos mais atrativos para o seu público, que tal ampliar o alcance deles? O Universo de Negócios é um site agregador de notícias no qual você pode publicar releases e outros materiais.
Nele, é possível buscar notícias de interesse geral e também sobre temas específicos, o que facilita a divulgação do seu conteúdo para o público certo.
Portanto, se você deseja publicar um release ou outro tipo de conteúdo informativo, conte com o Universo de Negócios!
Confira também: Ideias título