O texto âncora é uma estratégia de Search Engine Optimization (SEO) utilizada para fazer com que seu site seja melhor posicionado nos buscadores da Internet, como no Google. Existem muitas estratégias desse tipo para ajudar no ranqueamento de sites, e grande parte delas tem uma coisa em comum: as palavras-chave utilizadas nos textos âncora.
Essas palavras ficam visíveis no post do seu blog, por exemplo, só que a grande sacada é que você as liga a um link, tornando cada palavra clicável. Assim, quando alguém estiver lendo o seu texto, post, landing page, release ou qualquer outro material da página, será direcionado para outra área do seu site, com informações relacionadas àquela palavra-chave do link.
Se você não entendeu muito bem como funciona o texto âncora, não se preocupe. Neste post, nós vamos explicar tudo sobre ele para que você possa usar essa estratégia no seu site. Acompanhe!
O que é texto âncora?
Como dissemos, o texto âncora é composto por uma palavra-chave e um link. Isso significa que ele é uma palavra interessante do seu texto que vai levar o leitor para outra página do seu blog ou site. Para você entender melhor, vamos usar um exemplo aqui deste post, ok?
Lembra lá no começo, quando falamos em “estratégia de Search Engine Optimization (SEO)”? Se tivéssemos colocado um link na palavra “SEO” – ficando assim: SEO – que levasse você a uma página do nosso site relacionada ao assunto, esse seria o nosso texto âncora.
Essa estratégia é muito efetiva, pois imagine se colocássemos um link inteiro para que você tivesse que clicar e só então ir a outra página do site? Dessa forma, o texto ficaria assim: “estratégia de Search Engine Optimization (SEO)”. Além de ficar muito grande, acabaria fazendo com que a leitura do post fosse maçante para o leitor.
Dessa forma, o uso do texto âncora ajuda na fluidez da leitura da página, sendo uma excelente forma de manter o leitor engajado e, até mesmo, levá-lo a outra página do seu site ou blog.
Para que serve o texto âncora?
O texto âncora serve para deixar a sua página mais interessante para o Google e demais buscadores. Nesse caso, vamos falar do Google, o buscador mais importante do mundo. Ele utiliza os textos âncora há muito tempo como um critério para posicionar os sites no ranqueamento de resultados.
O algoritmo do Google identifica um texto âncora e percebe sobre o que o seu site fala, já que, além de utilizar a expressão no texto x, você utilizou a mesma expressão para linkar um texto y, que fala sobre o mesmo assunto. Isso faz com que a palavra-chave que foi utilizada no texto âncora seja uma das palavras pelas quais as pessoas vão encontrar a sua empresa no Google.
Por que é importante utilizar o texto âncora em um texto?
A importância da utilização do texto âncora em um texto é divida em duas coisas muito importantes. A primeira diz respeito à facilidade e fluidez de leitura do seu texto. Com o texto âncora, o seu leitor consegue apreciar mais a leitura e acaba visitando outras páginas do seu site com mais tranquilidade.
A segunda é a questão do algoritmo, como mencionamos. O texto âncora funciona como uma ferramenta de SEO, que faz com que o buscador – no caso, o Google – identifique melhor o seu site e atribua aquela palavra-chave a ele.
Tipos de texto âncora
Existem diversos tipos de texto âncora, sendo os principais:
- Exato: uma palavra com link que remete ao assunto. Por exemplo: Engajamento.
- Parcial: mais de uma palavra com link que remete ao assunto. Por exemplo: Melhores técnicas de engajamento.
- Longo: frase com link que remete ao assunto. Por exemplo: Se você ainda não tem engajamento, veja aqui as melhores técnicas para alcançá-lo.
- Semântico: uma ou mais palavras com link que se assemelham ao assunto: Por exemplo: Comentários, curtidas e compartilhamentos.
- Marca: nome da marca com link. Por exemplo: Conte com a (nome da marca que terá o link) para ter mais engajamento.
- Imagem: imagem com link que traz uma figura ou um texto que se assemelha ao assunto.
- URL: lembra quando demos esse exemplo no começo do texto: “estratégia de Search Engine Optimization (SEO) – www.exempIodesite.com.br/SEO”? Esse também é um modelo de texto âncora, mas deve ser evitado, pois não é eficaz.
Como otimizar o texto âncora?
Para otimizar essa estratégia, é preciso ter em mente que a diversificação é a melhor alternativa. Você não deve ficar colocando os mesmos tipos de textos âncora em todo o seu conteúdo. Além disso, a palavra-chave também deve ser diversificada para que o leitor não ache o seu site maçante.
Uma dica interessante é sempre se colocar no lugar do leitor e pensar se o que você está lendo, depois de produzir o texto, é interessante ou acaba ficando chato ao longo da leitura. Dessa forma, utilizar textos âncora para links que não têm nenhuma relevância, ou que não tenham a ver com aquela palavra-chave, faz com que seus textos percam credibilidade.
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