O Instituto de Negócios do Vinho, da Sonoma State University, divulgou o resultado de um estudo realizado entre os meses de março e abril deste ano. A finalidade era a de mostrar como o gosto dos consumidores de vinhos se altera com o passar do tempo.
Na pesquisa, foram entrevistadas 422 pessoas, que tiveram de responder apenas três perguntas a respeito de sua relação com os vinhos:
- Suas preferências relacionadas à bebida mudaram assim que passou a consumir o vinho?
- Conforme a relação abaixo, qual o tipo de vinho era o seu preferido quando começou a beber?
A – Vinhos Brancos meio-doces ou doces
B – Vinhos Brancos secos
C – Vinhos Rosados secos
D – Vinhos Rosados secos meio-doces ou doces
E – Vinhos Tintos meio-doces ou doces
F – Vinhos Tintos secos
- Considerando as opções acima citadas, qual o tipo de vinho é o preferido no seu conceito atualmente?
Resultado da pesquisa
Segundo o estudo levantado, na primeira pergunta, 69% dos consumidores responderam “sim” e 31% “não”. A conclusão é de que o gosto muda bastante com o passar do tempo entre homens e mulheres, independentemente da idade.
As respostas das perguntas dois e três foram as seguintes:
A – Vinhos Brancos meio-doces ou doces – 32%, anteriormente – 11%, hoje;
B – Vinhos Brancos secos – 12%, anteriormente – 16%, hoje;
C – Vinhos Rosados secos – 5%, anteriormente – 4%, hoje;
D – Vinhos Rosados secos meio-doces ou doces – 22%, anteriormente – 8%, hoje;
E – Vinhos Tintos meio-doces ou doces – 14%, anteriormente – 24%, hoje;
F – Vinhos Tintos secos – 14%, anteriormente – 37%, hoje.
Conforme os resultados acima, as pessoas tendem a iniciar com os vinhos mais doces e progredir para os mais secos, de preferência os tintos e brancos, devido à uma adaptação do seu paladar para o consumo dessa bebida.
A categoria “A”, dos brancos meio-doces ou doces, é a preferência para iniciar, enquanto a “F”, dos tintos secos, apresenta o maior o índice de migração para esta bebida.
A “E”, dos tintos meio-doces ou doces, superou as demais com crescimento bastante relevante. De acordo com a pesquisa, tal resultado está relacionado com o aumento da produtividade dos tintos meio-doces no mercado norte-americano, onde foi realizado o estudo.
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Os estudos confirmam que, por conta de grandes mudanças sociais e políticas, Portugal alavancou economicamente e, dessa forma, conseguiu investir na produção do vinho, no entanto mantendo a técnica tradicional.
A finalidade de aumentar o investimento era conquistar novos apreciadores da bebida mundialmente, o que funcionou muito bem e colocou o vinho português em um lugar de destaque que se mantém até os dias de hoje e deve ficar assim por muito tempo.
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