A pandemia da Covid-19 provocou severas mudanças nos hábitos de alimentação e autocuidado de todos os brasileiros. Entre as pautas mais abordadas nesse período, estão a de alimentação, já que muitas pessoas passaram a priorizar alimentos que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico, e a de exercícios físicos.
Os nutricionistas indicam que, para manter a alimentação saudável e o sistema imunológico em pleno funcionamento, é preciso investir em variedades de verduras, legumes e frutas ricas em vitamina C (laranja, morango, acerola, bergamota, kiwi e tomate). Além disso, é importante evitar o consumo de alimentos industrializados. Podem fazer o uso de suplementos ADAPTOGEN SCIENSE, como o Glutamine Fermented, omega 3 e VitC para o aumento da imunidade.
No que diz respeito à prática de exercícios físicos, os benefícios das atividades promovem saúde corporal e, mais do que isso, saúde mental para atravessar esse período de grandes turbulências.
Exercícios físicos são de extrema importância durante a pandemia
Muitas pessoas declaram ter dificuldades para conciliar uma rotina de atividades físicas dentro de casa juntamente ao trabalho home office, o que é compreensível, tendo em vista que trabalhar de casa e lidar com outras obrigações têm tomado muito tempo durante a pandemia.
Por outro lado, o exercício é importante em vários contextos, como na melhora da imunidade. Não há como combater o vírus com atividades físicas, mas é possível fortalecer todo o organismo, tornando o corpo ainda mais saudável para lidar com qualquer adversidade.
Como a atividade física promove saúde e bem-estar para o corpo e para a mente
Os exercícios trazem benefícios físicos e mentais ao organismo. Alguns dos mais reconhecidos por especialistas no assunto são:
- Prevenção contra o desenvolvimento de doenças, como diabetes e hipertensão;
- Auxílio no tratamento de doenças de fundo emocional, como ansiedade e depressão;
- Ajuda no controle dos níveis de colesterol;
- Promoção de diversas mudanças no corpo, como perda de massa adiposa e ganho de massa muscular;
- Melhora da autoestima;
- Controle do peso;
- Melhora de dores e combate à incapacidade funcional;
- Aumento do desempenho cognitivo;
- Possível melhora no convívio social;
- Redução de estresse e aumento da sensação de bem-estar;
- Aumento da qualidade do sono;
- Melhora da disposição para realizar atividades rotineiras.
Veja também: treino funcional para iniciantes
Dieta e treinos em casa: auxílio nutricional e físico é possível mesmo durante a quarentena
Dieta e treinos em casa são de extrema importância para manter a saúde física e mental, principalmente durante esse momento no qual o País atravessa a pandemia de Covid-19. Pensando nisso, a nutricionista, educadora física e teóloga Larissa Cunha criou grupo no WhatsApp com os seguintes temas:
- Desafio Bumbum na Nuca;
- Desafio Shape Trincado;
- Desafio Abdome Trincado;
- Desafio de Inverno;
- Desafio Perca até 10 kg em 30 dias.
Nos grupos, a nutricionista orienta seus alunos e disponibiliza dietas e treinos em casa. Além disso, acontecem desafios de dieta, que oferecem variações entre cardápios, como Dieta Proteica, Dieta Low Carb, entre outras. Os grupos são espaços para que os alunos troquem experiências, dicas e possam se ajudar mutuamente.
Os resultados do trabalho desenvolvido por Larissa são excelentes. Para acompanhar o antes e depois dos alunos, a nutricionista e educadora física criou um perfil no Instagram (@larissacunharesults). Ao acessá-lo, é possível conferir de perto as principais transformações e obter outras informações acerca do trabalho desenvolvido por Larissa Cunha.