O novo padrão de placas do Mercosul já está em vigor no Brasil. Desde 31 de janeiro de 2020, já havia sido determinada a adoção do novo padrão de placas de identificação veicular (PIV). Porém, 5 estados (Alagoas, Mato Grosso, Minas Gerais, Sergipe e Tocantins) haviam solicitado adiamento por questões operacionais.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, agora, todos os estados já aderiram à nova placa do Mercosul. A nova versão da placa é obrigatória apenas quando se tratar de um novo emplacamento.
Para aqueles que já circulam com o modelo antigo, a atualização da placa só deve ser feita no caso de mudança, roubo da placa e em casos de instalação da segunda placa traseira, quando necessário. Nos demais casos, a substituição da placa cinza pela nova placa do Mercosul não é obrigatória.
Também está prevista na legislação brasileira a troca voluntária da placa. Neste caso, a decisão é tomada pelo proprietário do veículo. O que acontece na prática é a substituição automática no modelo anterior do segundo caractere numérico por uma letra.
Para facilitar a transição, o Detran registra o veículo e a emissão dos documentos. A partir daí, o proprietário, com os documentos solicitados em mãos, é responsável por procurar uma estampadora para emplacar o veículo. O Detran disponibiliza no site uma lista com as empresas credenciadas para esse serviço. O pagamento é feito diretamente com a estampadora.
Quais as principais alterações entre os modelos?
Os novos modelos são diferentes dos anteriores em alguns aspectos. Entre as principais mudanças, estão: alteração na quantidade das letras e números; o novo modelo novo do Mercosul apresenta uma ordem diferente do modelo anterior. São quatro letras e três números, ao contrário da versão anterior, com três letras e quatro números.
A mudança na ordem permite milhões de novas combinações por muitos anos. Dessa forma, é possível acompanhar o crescimento da frota de veículos brasileira sem a necessidade de incluir uma nova numeração.
Outra alteração diz respeito à alteração da cor do fundo, que passa a ser branca. Na nova versão da placa, a diferenciação vai ocorrer na cor da fonte.
Os novo modelos apresentam um sistema de QR Code com informações que ajudarão o modelo do carro ser localizado mais facilmente. Informações como número de série, fabricante e estampador do produto vão constar no sistema. Isso ajuda a identificar a autenticidade do veículo, além de outros procedimentos, como estampagem e substituição de novas placas.
As novas placas já entraram em vigor no Brasil e estão presentes nos países que compõem o Mercosul. O modelo já faz parte da maioria da frota brasileira.
Pesquise por modelos de carro usado com o Comprecar
A venda de carros usados é um excelente negócio para quem deseja trocar de carro, mas não pode investir em um modelo novo. O Comprecar é um classificado que possui um catálogo com os mais variados modelos de carros seminovos. Para quem está pensando em trocar de carro ou pretende investir em automóvel pela primeira vez, o Comprecar é uma excelente opção.