A nova forma de release: vídeo release

Saiba mais sobre o vídeo release, como funciona e sua importância. Veja também como publicar releases por meio de um divulgador de notícias.

A forma como as pessoas se comunicam está mudando e, nesse sentido, mudam também as maneiras de se fazer jornalismo e publicar releases pela internet. Um dos principais pontos que impulsionaram tais mudanças é que hoje existe uma demanda grande de profissionais multimídia.

Outra variável diz respeito ao boom da internet, que levou as formas tradicionais de veiculação de notícias (jornais impressos e TV, por exemplo) a mudar suas dinâmicas de trabalho. Hoje, exige-se uma presença muito maior do produtor de conteúdo.

Nesse quesito, o vídeo release apresenta-se como uma ferramenta com potencial forte, mesmo que ainda seja pouco utilizado.

Vantagens do vídeo release

Dinamismo

Por ser mais dinâmico que um texto, o vídeo release oferece ao seu desenvolvedor um conjunto de soluções. Pode ser veiculado na TV, na internet e também aproveitado no rádio e no jornalismo impresso.

Praticidade

As redações de sites e jornais, cada vez mais enxutas, conseguem trabalhar de maneira mais prática em cima das pautas enviadas pelos assessores, sem que precisem, necessariamente, lançar mão de uma equipe para repercutir o assunto. Em síntese, o jornalismo tem muito a ganhar com o vídeo release.

Maior demanda

No próximo ano, cerca de 80% do tráfego de internet será composto por vídeos, de acordo com informações do YouTube. Nesse sentido, em uma realidade em que o fluxo de informações aumenta em ritmo cada vez mais acelerado, as soluções devem estar pareadas com esse cenário.

Como tirar máximo proveito do vídeo release

  • É preciso ser objetivo, transmitindo a mensagem com clareza e de forma direta;
  • Soluções devem ser apresentadas. O jornalista deve ter em mãos não apenas aquilo de que precisa, mas tudo o que supostamente possa querer, ainda que não saiba;
  • O conteúdo oferecido deve ser completo. É possível oferecer todas as informações de maneira objetiva. As fontes também devem ser disponibilizadas, assim como dados relevantes. Para isso, é preciso contextualizar a informação;
  • Investir em uma espécie de “sala de imprensa” também é importante. Além de enviar o vídeo release às redações, é fundamental também disponibilizar o canal em que o público poderá acessar e conferir o conteúdo sempre que precisar. É possível, ainda, investir em plataformas de comunicação colaborativa, que são ótimas ferramentas;
  • Os equipamentos para elaboração do vídeo release devem ser modernos e a edição também precisa ser bem elaborada. O planejamento é fundamental e os improvisos devem ser evitados.

video release

Estratégias de vídeo release no Brasil

No país, essa modalidade de divulgação está começando a alcançar importância entre os profissionais digitais e assessorias de imprensa, principalmente para divulgação de fusões, eventos e lançamentos de produtos.

Em tempos de alta tecnologia, toda iniciativa envolvendo social media é considerada como relevante para criar oportunidades e consolidar imagens.

Nesse sentido, o vídeo release está se tornando um protagonista e deverá permear as próximas tendências. Cabe aos comunicadores estabelecer estratégias mais qualificadas, criativas e certeiras.

Tenha maior alcance por meio do portal para publicar releases

O Universo de Negócios é um portal para publicar releases e estabelecer uma ponte entre os materiais postados e o público que se deseja alcançar.

Navegue pelo site para saber mais sobre esse divulgador de notícias.

Saiba mais: release digital / dr guilherme novita / recurso multa ultrapassagem faixa contínua

* indicates required




Deixe um comentário