Em 2017, cerca de 50 milhões de brasileiros já possuíam, ao menos, um empreendimento ou realizavam alguma atividade com o intuito de estabelecer um negócio futuramente. Foi o que revelou a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Perante a instabilidade econômica brasileira frente à crise, e os desafios de se conquistar e fidelizar clientes sobressaindo-se à enorme concorrência advinda da expansão do empreendedorismo no país, o Marketing Digital se mostra um dos principais ativos das empresas que buscam conquistar o mercado e se consolidar para vender mais.
A pesquisa recente da Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) afirmou que o marketing digital cresceu mais de 25% em 2017, quando comparado ao ano anterior, o que significa que mais de 14,8 bilhões foram movimentados. Boa parte desse crescimento advém das buscas por formas mais revolucionárias de divulgação.
O avanço do marketing on-line
O crescimento do marketing digital está proporcionalmente ligado ao comportamento do consumidor que, graças ao maior acesso a smartphones e ao avanço de novas tecnologias, encontra-se mais presente na internet do que nunca.
A Kantar Ibope Media lançou uma pesquisa apontando que quase 75% dos internautas realizam buscas na internet antes de efetivar uma compra. Ainda de acordo com o estudo, 71% confirmam que a internet é uma fonte de informações (sobre marcas e produtos) que não são encontradas em outro lugar.
São vários os fatores que explicam a expansão desse mercado nos últimos anos. O marketing on-line é um conjunto de técnicas e ferramentas pelas quais é possível aumentar as vendas por um baixo custo. Outro lado positivo desse tipo de marketing é que ele pode ser aplicado para qualquer ramo de empresa, seja apenas virtual ou física, e consegue abranger vários objetivos, como criação de autoridade, expansão global da marca e geração de leads, além do aumento de vendas.
Por que investir em marketing digital
São vários os motivos que levam a investir no marketing digital, mas um dos principais diz respeito à sua capacidade analítica. Em praticamente todas as ações desse tipo, é possível ter acesso ao Retorno sobre Investimento (ROI) em tempo real, o que permite analisar de forma prática quais ações são as mais eficientes e lucrativas, possibilitando a formulação de estratégias sobre qual área é melhor optar.
Impacto das redes sociais no marketing digital
A Social Media Trends 2018, pesquisa elaborada pela agência Rock Content, indicou que mais de 94% das marcas e empresas já estão presentes nas redes sociais. Desse total, 62% consideram que as redes possuem papel fundamental no desempenho de seus negócios.
A mesma pesquisa, porém na versão de 2017, mostrou que os pontos principais referentes ao papel das redes sociais envolvem: ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%); aumentar o tráfego do site/blog (50,3%); melhorar a audiência (63,2%); divulgar a marca (77,4%).
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