De acordo com dados da Forrester Data, os investimentos em ferramentas de automação de marketing devem ultrapassar os US$ 25 bilhões até 2023. Graças ao desenvolvimento de novas tecnologias, e com o avanço da Inteligência Artificial, hoje, a automação de marketing é uma das técnicas que mais prosperam.
O que é automação de marketing
A automação de marketing parte do princípio da utilização de tecnologias como a melhor forma de automatizar ações de marketing em diversos canais. Nesse sentido, os softwares de automação possibilitam aos profissionais usar vários canais para automatizarem tarefas repetitivas, entre outras vantagens.
Através dessa ferramenta, as empresas conseguem, por exemplo, realizar a segmentação dos clientes e, assim, criar formas de interação mais eficientes. Ou seja, os ramos de marketing digital e de vendas usam softwares de automação para ampliar a eficiência e, consequentemente, seus lucros.
Quando a automação é utilizada para agilizar tarefas rotineiras, as pessoas passam a dispor de mais tempo para desenvolver estratégias e resolver problemas.
As soluções de automação de marketing mais procuradas são de:
- Marketing de conteúdo;
- Gerenciamento de campanhas entre canais;
- Gerenciamento de recursos;
- Gerenciamento de lead;
- Dados sobre automação de marketing;
- Interação em tempo real.
Dados sobre automação de marketing
Com o avanço da tecnologia, a automação de marketing segue em constante crescimento e, certamente, é uma das principais tendências de marketing digital para os próximos anos.
Dados recolhidos pela IAB (Interactive Advertising Bureau) Brasil afirmam que o marketing digital cresceu mais de 25% entre 2016 e 2017, o que ajudou a movimentar quase 15 bilhões de reais. Parte desse desenvolvimento se deve, justamente, à constante busca por novas formas de divulgação.
Outros dados, divulgados pela Salesforce através do State of Marketing, mostram que 67% dos profissionais já utilizam ferramentas de automação de marketing. Entre os que ainda não lançaram mão da estratégia, mais de 20% planejam começar a usar os meios de automação até 2019.
Perspectivas para o futuro
Até 2023, os investimentos em ferramentas de automação de marketing serão praticamente dobrados, saltando de US$ 13,4 bilhões em 2018 para US$ 25,1 bilhões. É a estimativa da Forrester, que divulgou a pesquisa “Marketing Automation Technology Forecast, 2017 to 2023”.
Nesse sentido, é possível notar que as empresas estão investindo cada vez mais em maneiras de implementar automação para diversos intuitos. De acordo com dados de uma pesquisa da Nucleus Research, as ferramentas conseguem gerar um aumento de 14,5% no desempenho das vendas da empresa e, concomitantemente, diminuem os custos das despesas da área em 12,2%.
Para se ter uma ideia da dimensão da automação de marketing, o relatório realizado em colaboração com a Econsultancy sobre a situação da automação de marketing indicou que 98% dos participantes da pesquisa concordaram que a implementação de automação de marketing é determinante para o sucesso das empresas a longo prazo.
Agência de marketing digital garante avanço nas vendas pela Internet
Assim como a automação de marketing significa compreender e atuar de forma eficiente e personalizada em grande escala, o marketing digital é a base de atuação das ferramentas de vendas pela Internet.
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